Você já ouviu falar em zona de conforto?

Por Samantha Di Khali

unidos de miami
[caption id="attachment_124032" align="alignleft" width="300"] OLYMPUS DIGITAL CAMERA[/caption]

Essa semana pensei muito sobre o que é realmente é uma zona de conforto, como se mover em busca de novas conquistas e de como fazer para que novas portas se abram para nossa passagem e, é claro, manter o equilíbrio da vida.

Tem dois itens que podem fazer a gente se mover: a primeira é ter paixão, e a outra é estar incomodado permanentemente.

Estes dois itens são, para mim, duas baterias para chegar lá e abrir portas.

Paixão para estar motivado por algum ideal, por algum sonho e trabalhar por ele com um desejo ardente. Isso nos mantém em frente, não é fácil, mas ficamos fortes diante do que queremos. Incomodado porque, se não estou me sentindo confortável, significa que estou precisando seguir em frente, buscar coisas novas, novos aprendizados. Pouco aprendemos ficando na nossa zona de conforto.

Quando trabalhamos em ritmo intenso e movidos com a energia, paixão, sempre vem a dúvida se estamos trabalhando demais e deixando a nossa vida pessoal de lado.

Sem sombra de dúvida o equilíbrio é o segredo, mas... aí que está o grande problema. Dias atrás, lendo um texto budista, deparei-me com uma citação que dizia mais ou menos assim: “O mestre na arte da vida faz pouca distinção entre seu trabalho e seu lazer, entre sua mente e o seu corpo, entre sua educação e sua recreação, entre seu amor e sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente”.

Pior que acredito nisso, que podemos sair da nossa zona de conforto e buscar coisas novas para ter prazer e trabalho ao mesmo tempo. Muitas vezes, o que para alguns é besteira, para a gente é maravilhoso, pois sair da zona de conforto é arriscar-se com algo novo, pelo menos você teve a coragem de correr esse risco e deixou para os outros pensarem o que quiser. Sair da zona de conforto é sair para o mundo, onde trabalho e prazer podem, sim, caminhar juntos. Qual tem sido a sua escolha? Não está na hora de sair da sua zona de conforto?