Você quer realmente pegar um empréstimo do seu 401 (k)?

Por Claudia Fehribach

7141892223_9699d7973f_m

Muitas vezes, quando as pessoas se deparam com um obstáculo financeiro, a única solução que encontram é pedir emprestado dinheiro de sua poupança de aposentadoria. Em uma pesquisa recente, cerca de 29% dos americanos disseram que eles têm feito isso. Destes, 43% disseram que tinha tirado dois ou mais empréstimos.

Este número é, na verdade, um tanto alarmante. Mas, como todos sabemos, as coisas acontecem, e há algumas situações em que pegar emprestado de sua poupança ou de seu 401 (k) pode ser melhor do que outras alternativas (como usar cartão de crédito, por exemplo). Mas antes de colocar o seu planejamento de aposentadoria em risco, aqui estão algumas coisas para pensar.

Não use o seu 401 (k) como um cofrinho: E este é um conselho de vários profissionais da área financeira, não é só meu não. Se usado corretamente, pode até ser, mas muitas pessoas têm o hábito de usar seu 401 (k ) como se fosse um cofrinho, ou seja , a cada pequeno desejo, fazem retiradas impulsivas, danificando o seu futuro financeiro. Dada a inevitabilidade de demandas imprevisíveis para o dinheiro, a melhor solução é ter um fundo de emergência e não pedir emprestado ao seu futuro (destaco esta parte que é pra gente nunca se esquecer!).

Solução pior ainda é tomar um tipo de empréstimo de altos juros como o payday loan. Estes empréstimos têm juros altíssimos, muitas vezes, superiores a 300%.

Se você acha que verdadeiramente deve fazer isso, faça a si mesmo estas perguntas primeiro:

Isso é realmente uma emergência? Será que se você aplicar um pouco de autodisciplina não será uma solução melhor? Muitas pessoas pedem dinheiro emprestado para pagar outras dívidas. Não é uma emergência real. Eles estão emprestando porque seus orçamentos estão fora dos eixos.

Você é um bom risco de crédito? Ninguém verifica a sua pontuação de crédito quando você pede um empréstimo de aposentadoria. Mas quando você está pensando em ser tanto credor (desde que o empréstimo está saindo de sua própria conta de aposentadoria) e devedor, você deve avaliar a possibilidade de que você pode não ser capaz de pagar o dinheiro de volta. Se você sair ou perder seu emprego, você vai enfrentar os impostos e - se você tem menos de 59 1/2 - uma penalidade de 10% ... Pense nisso!

E a taxa é muito alta? Na superfície, empréstimos de 401 (k) são bons porque a taxa de juros que se cobra é menor do que você pagaria em outro lugar. Mas há questões relacionadas a considerar. Cerca de 57% dos mutuários cortam as suas taxas de contribuição durante o período de recuperação. Assim, o resultado líquido fica bastante reduzido de sua poupança - isso tendo em conta que, você realmente pode pagar este empréstimo, mas a dura realidade é que na grande maioria das vezes você não vai conseguir pagar esta dívida com você mesmo de volta.

Nosso futuro financeiro está em nossas mãos, cada decisão, cada escolha de hoje representa o melhor ou pior de amanhã. Escolha sempre o melhor: o seu futuro agradece. Uma semana super produtiva para todos!