Você sabe de onde vem o seu estresse?

Por Ivani Manzo

estresse

Estar sempre estressado é muito prejudicial ao corpo. Por mais que se queira culpar o trabalho, o chefe ou outra pessoa qualquer, a fonte de nosso estresse é sempre nosso pensamento e nossa memória. Em outras palavras, é o que pensamos que nos estressa, e não os acontecimentos.

Outra coisa importante para se saber sobre o estresse é que ele só será prejudicial se for constante. Um momento de estresse, um dia ou mesmo uma semana não são capazes de causar grandes estragos. Mas, viver estressado, mesmo que não seja muito estressado, pode causar grandes problemas. O estresse é um mecanismo de defesa do nosso corpo. Quando sentimos medo ou receio de algo, nosso corpo se prepara para enfrentar aquilo que estamos imaginando que vai acontecer. Se vai acontecer ou não, não sabemos, mas nosso corpo se prepara.

Esse preparo se inicia com o nosso pensamento e nossa memória entrando em ação. Por exemplo, se você tem uma queda nas vendas de sua loja, você pode pensar que vai ficar sem dinheiro e, sem dinheiro, não vai pagar as contas e tudo que todos já sabemos poderá acontecer. Para nosso sistema nervoso não existe a possibilidade de não acontecer. SE você pensou que pode acontecer, o sistema nervoso já começa a agir, preparando-se para o pior. Esses pensamentos ativam a liberação dos hormônios do estresse. Os dois principais são adrenalina e cortisol. A adrenalina vai aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca, diminui a capacidade de digestão e absorção dos alimentos e o trânsito intestinal. Você fica em estado de alerta, tem dificuldade em dormir porque é preciso estar alerta já que você está em perigo. Ocorre também o aumento na circulação sanguínea de gorduras. Isso para nosso corpo nos ajuda a fugir e a lutar. Claro, somos seres que nos desenvolvemos há muitos anos, quando o que nos estressava era a presença de animais e inimigos. Nesse momento, fazer a digestão e absorver os nutrientes não é vital, o importante é sobreviver. O cortisol irá promover a quebra das proteínas musculares para serem usadas como combustível para o corpo e, assim poupar, glicose. Ocorre aumento na glicose circulante e das gorduras. Isso é importante para o cérebro, que funciona com glicose e, teoricamente, é ele que irá nos tirar do perigo, traçando estratégias.

Momentaneamente, não haverá problema, mas se durar, sofreremos as consequências das ações desses hormônios. Pressão alta, perda de sono, constipação intestinal, má digestão, dor de estômago, aumento da circulação de gorduras, podendo causar entupimento das coronárias ou acidente vascular, e o aumento da glicose circulante ainda induz o aparecimento de diabetes tipo II. Tudo isso é muito sério.

Mas, voltando ao início do texto, tudo isso é fruto do nosso pensamento e da nossa memória. Cada vez que um pensamento causar medo ou receio, todo esse mecanismo é ativado. Uma forma eficiente de evitar essas consequências negativas é aprendendo a controlar os pensamentos e a pensar positivamente sempre.