Você sabe a importância das meias de compressão?

Por Gazeta News

meias - Copy

Se você viaja muito, já deve ter percebido o inchaço nas pernas e outros sintomas. Isso ocorre quando a pessoa fica muito tempo sentada, não somente em viagens de avião, como de trem ou de carro, por mais de quatro horas. Fora o desconforto em momentos como esse, existe o risco da incidência de TVP (trombose venosa profunda), que pode ocorrer não somente durante um voo, mas por vários dias após uma viagem aérea. Para evitar esses e outros problemas, as meias de compressão graduada como as da JOBST Compression LegWear são importantes por aumentar o fluxo de sangue de volta para o coração através da aplicação da pressão maior no tornozelo, onde diminui gradualmente até a perna.

Escolhendo a meia certa A pressão da meia reduz o diâmetro da veia. As válvulas venosas podem fechar outra vez, reduzindo, assim a quantidade de sangue que flui para as pernas. Um diâmetro menor das veias significa que o sangue volta a fluir mas rapidamente, impedindo a formação de coágulos sanguíneos. É importante saber das medidas para comprar o tamanho correto da meia, que varia de marca para marca. Elas podem considerar o peso e o tamanho do calçado, como no caso das meias para viagem JOBST, Sesifoot (antibacteriano muito usada para diabéticos, mas que pode ser usado por qualquer pessoa) ou a medida da circunferência da panturrilha (na maior circunferência), do tornozelo (na altura dos “ossinhos”- maléolos), do joelho (na parte mais estreita) e da coxa (5 cm abaixo da virilha). Independentemente da marca da meia de compressão escolhida, o intervalo de compressão deve ser aquele determinado na receita médica (15 a 20mmHg, 20 a 30mmHg, 30 a 40mmHg, etc). Dessa forma, o que importa é o valor da faixa de compressão e não o nome dado à meia (Ex: média compressão, alta compressão, etc).

Classes de compressão Compressão suave ou baixa (8-15mmHg) - Para a prevenção de pernas cansadas e pesadas para quem fica muito tempo em pé ou até durante a gravidez. Compressão média ou moderada (15-20mmHg) - Para quem já tem algumas varizes pronunciadas, pernas inchadas, muito utilizada para viagens, depois de cirurgias, varizes durante a gravidez e para quem pratica esportes.

Compressão firme (20-30mmHG) - Para quem tem varizes moderadas ou mais severas. Muito indicada por médicos de varizes após cirurgias e na manutenção da saúde das pernas.

Compressão forte (30-40 mmHG) - Casos mais graves de varizes, edema avançado, trombose profunda, após úlceras na perna. Ajuda na prevenção de recorrência de doenças.

Comprimento Dependendo da localização do dano das veias e do seu progresso, são usadas meias de compressão de diferentes comprimentos. As meias podem ir até os joelhos, as coxas, e há modelos especiais para homens e grávidas.

Tipos de meia Existem vários tipos de meias de compressão no mercado e o preço varia também. A regra para escolher quanto gastar é simples: quanto maior o dano no sistema venoso, maior será a compressão que a pessoa vai precisar – gastando mais. Dependendo das necessidades, existe uma série de modelos e marcas.Em casos de meias esportivas, elas são feitas com um material sintético anti-perspirante como, por exemplo, as marcas JOBST Sport. Quando usadas na corrida, as meias de compressão melhoram o retorno venoso para o coração através de uma dinâmica criada pela ação muscular mais eficiente no tornozelo até o coração, levando ao aumento da capacidade de resistência do atleta.

Quando não usar As meias de compressão são contraindicadas em casos de infecção, úlceras e eczema na pele dos membros inferiores; em casos de insuficiência cardíaca descompensada e insuficiência arterial sintomática. É preciso também ter cuidado no caso de perda de sensibilidade devido à diabetes.