Você sabia? Fatos interessantes e úteis sobre animais

Por Dra. Paula Ferreira

elephant

Alguns fatos a respeito de animais podem parecer óbvios para o profissional veterinário, mas não para o público em geral. Por isso, resolvi enumerar algumas respostas para perguntas que ouço com bastante frequência ou, simplesmente, coisas que podem acontecer no dia a dia de um dono cuidadoso. Às vezes, a intenção pode ser a melhor, mas as consequências, fatais. Alguns fatos citados aqui são úteis, outros, apenas curiosidades...

1. Você sabia que o lírio é altamente tóxico para os gatos, e que pode causar falência aguda dos rins?

2. Cavalos da raça árabe possuem 17 pares de costelas, enquanto as outras raças possuem 18.

3. O hábito de roer ossos e outros materiais duros podem levar à fratura de um (ou mais) dente de um cão. Por isso, a AVDC (American Veterinary Dental College) não recomenda dar ossos ou coisas duras para os cães.

4. Os cães possuem um osso no pênis, cientificamente conhecido como “os penis”.

5. Tylenol, em qualquer dose, é mortal para gatos. Nunca dê Tylenol a um felino (nem mesmo se for “de baby”).

6. As famosas glândulas anais (ou ad-anais) são parte da anatomia normal dos cães e gatos. O cheiro horrível da secreção delas também é normal.

7. Não existe definição para os termos “premium” ou “super premium” quando se trata de comidas para pets. Isso é simplesmente uma estratégia (muito eficiente, por sinal) de marketing para aumentar o preço da comida.

8. Não existe a menor chance do seu cachorrinho morrer da hemorragia causada por um corte de unha muito curto. Mesmo que a quantidade de sangue saindo da unha recém cortada seja impressionante, não há risco de vida. Somente dor e desconforto.

9. Elefantes machos possuem testículos intra-abdominais (e não na bolsa escrotal como a maioria dos outros mamíferos).

10. Devido a uma mutação genética, cães da raça collie não podem receber o medicamento ivermectina em doses altas (formulação usada para grandes animais), porém, podem receber o seu preventivo mensal contra microfilária nas doses indicadas. Os medicamentos aprovados para uso em cães (por exemplo, o Heartgard) são aprovados para uso nos cães da raça collie. Existem outras raças que também são sensíveis à ivermectina (Pastor australiano, sheepdog, shetlands). Já existem testes genéticos que determinam se um cão pode receber ivermectina ou não.

11. Um criador das raças citadas no parágrafo anterior, se for realmente responsável, faz o teste genético para determinar se os seus reprodutores são sensíveis à ivermectina. Se forem positivos, são retirados das atividades reprodutivas.

12. Aspirina em animais de estimação pode causar sangramento do sistema gastrointestinal.

13. Placa bacteriana vira tártaro dentro de 36 horas. A diferença entre a placa e o tártaro é que a placa é macia e pode ser removida por meio de escovação, enquanto o tártaro é uma camada dura (mineralizada) e só pode ser removida dos dentes de um cachorro ou gato pelo profissional veterinário com equipamentos especiais.

14. Através dos tempos e da convivência com os seres humanos, os cães se adaptaram para digerir carboidratos.

15. Cães e gatos podem sofrer problemas de pele graves causados por pulgas, mesmo se o dono jura não encontrar nenhuma pulga no animal. Pulgas são insetos pequenos e muito rápidos, difíceis de encontrar.

16. Por falar em problemas de pele, cães e gatos podem desenvolver alergia à alimentos a longo prazo, portanto, mesmo que o animal coma a mesma comida sempre, há chances de, em algum momento, os sintomas da alergia começarem.

17. Gatos não são vegetarianos ou veganos. Fazer com que um gato se alimente de uma dieta vegetariana ou vegana é prejudicial a sua saúde.

18. Cães e gatos podem ter relações sexuais com seus parentes! Mesmo que seja mãe com filho, irmão com irmã, avô com neta.

19. Se você tem um cachorro de raças misturadas, você pode submetê-lo a um simples teste de DNA para descobrir todas as raças que estão presentes na sua mistura. O teste se faz com uma pequena amostra de sangue.

20. Girafas possuem o mesmo número de vértebras cervicais que os seres humanos.

21. O medo é o principal causador de mordidas de cachorros em seres humanos.

22. Matilhas de lobos não possuem um elemento “alfa”. Eles trabalham e colaboram como um time. Os métodos do famoso César Milan são considerados abusivos pela comunidade de veterinários com especialização em comportamento.

23. Chicletes sem açúcar em geral possuem o ingrediente “xylitol”, que é tóxico para os cães, podendo levar à insuficiência hepática.

24. Porquinhos da Índia não têm a capacidade de sintetizar vitamina C, portanto, necessitam suplementação no alimento ou na água de beber.

25. Uma ninhada de gatinhos pode ter pais diferentes, pois a gata pode ovular novamente mesmo depois de fertilizada...

26. Besouros e baratas podem transmitir vermes aos cães e gatos...

27. Apesar de todos os esforços e vacinações em massa, a raiva ainda é uma doença que mata 55 mil pessoas no mundo inteiro.

Se você sabe algum fato interessante ou útil que não foi mencionado aqui, escreva para que possamos discutí-los.