Você teve $9,84 dólares debitado em seu cartão de crédito? Muita atenção nesta hora! - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

675982-credit-cards

Será que o seu número de cartão de crédito pode estar nas mãos de um bandido ? Procure um débito de $9,84 dólares.

O Better Business Bureau emitiu um alerta de fraude, há algumas semanas, sobre uma série de reclamações dos consumidores relatando o mesmo valor: $9.84 dólares.

A fraude, descoberta por um ex-repórter do “Washington Post”, que escreve um blog de investigação chamado KrebsOnSecurity, aparentemente se apoia no descuido do consumidor, quando um custo desconhecido para uma grande quantidade seria visto pela maioria dos consumidores, mas pequenos débitos podem passar despercebidos.

Krebs escreve em seu blog que as acusações, em sua grande maioria, aconteceram durante a temporada de férias, e podem ter sido descobertas porque os consumidores estão mais vigilantes por conta do problema com os cartões de crédito na loja Target (mais de 17 milhões de pessoas tiveram suas informações roubadas e usadas para a abertura de outras contas). A investigação sobre estas taxas o levou através de um labirinto de 230 sites que estavam todos ligados a um punhado de indivíduos localizados em Londres, Índia e Chipre.

Os bandidos se apoderavam do número de cartão do cliente e, paulatinamente, colocavam pequenos débitos em meses diferentes. O valor de $9.84 dólares pode não parecer muito dinheiro, mas se multiplicado por milhares de clientes diferentes, causa um prejuízo de milhares de dólares para os cartões de crédito e um lucro compensador para os ladrões.

O ponto principal para saber se seu cartão de crédito foi atingido por esta falcatrua é simples: se você encontrar uma taxa para $9,84 dólares no seu cartão de crédito, ligue para o emissor do cartão. É provável que o número do cartão ou o próprio cartão está nas mãos de um bandido. Você precisa de um novo cartão e precisa também colocar um alerta de fraude em seu arquivo de crédito .

Colocar um alerta de fraude em seu arquivo de crédito é simples. Você somente precisa comunicar o problema para uma das principais agências de crédito e a mesma se encarregará de comunicar-se com as demais.

E no caso de você ainda não ter feito isso, mantenha um olhar atento sobre as suas contas. Como as violações recentes usaram como alvo a Neiman Marcus e a Target, isso deixa claro que a segurança de cartão de crédito está longe de ser infalível. Sua melhor defesa é a vigilância .

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com | Visite também nosso website www.Debthelper.com