Voo panorâmico: Oportunidade de ver ao vivo o cartão postal que é o sul da Flórida

Por Marisa Arruda Barbosa

IMG_1863 copia

Na manhã de um domingo frio de janeiro e céu totalmente azul, a aeronave Cessna 182 Skylane, pintada com o logo do Miami Airplane Tours e em tons de laranja e verde, aguardava para uma aventura sobre Miami, saindo do aeroporto North Perry, em Pembroke Pines.

Ver de cima a cor do mar, as ilhas, prédios e canais que fazem do sul da Flórida um verdadeiro cartão postal é, sem dúvida, algo que faz visitantes e residentes admirarem tanta beleza. Foi essa satisfação que fez com que o piloto Matheus Struck Broglio, de 34 anos, resolvesse abrir sua própria companhia de voos panorâmicos, no ano passado.

O piloto, ao mostrar a aeronave remodelada, explica orgulhoso sobre o funcionamento do avião, o motor novo e sua empolgação com esse novo voo em sua carreira. Matheus, que é de Santa Maria, Rio Grande do Sul, ingressou na aviação aos 17 anos, no clube de Santa Cruz do Sul (RS), em um curso de piloto privado. Aos 18, ele tirou o brevê para ingressar no curso de Ciências Aeronáuticas, na PUC-RS.

Um pouco depois de formado, Matheus resolveu deixar a família e amigos e vir para os Estados Unidos. “Meu objetivo era ter as carteiras de piloto americanas para tentar um emprego na aviação dos EUA”, conta.  Embora Matheus soubesse que os EUA é o país das oportunidades, chegou com apenas $700 dólares no bolso, em uma época em que o dólar estava custando R$3.86.

[caption id="attachment_81709" align="alignright" width="300"] Piloto Matheus, ao lado do seu avião, ingressou na aviação aos 17 anos.[/caption]

Sem dinheiro para iniciar o curso, Matheus experimentou vários trabalhos diferentes até conseguir juntar o necessário. Por um tempo, ele relata que viveu no iate de Emerson Fittipaldi na Marina Bayside, com a função de mantê-lo limpo e funcionando. “Além de aprender muito sobre mecânica, manutenção e barcos em geral, nessa época consegui juntar o dinheiro necessário para fazer minhas carteiras americanas”, relata. “Foi aí que comecei a estudar em uma escola de aviação no aeroporto de Tamiami, em Kendall”.

Matheus começou, então, a trabalhar em uma empresa de propaganda como piloto de faixa. A empresa chama-se Van Wagner e é a maior empresa de reboque de faixa do mundo.

“Para trabalhar rebocando faixas comerciais, como as que se vê sobrevoando a praia, é preciso muita experiência, pois é necessário dar um rasante para pegar a faixa”, explicou Matheus, ao mostrar um avião fazendo a manobra no aeroporto em Pembroke Pines.

Desde 2005, fazer voos panorâmicos foi uma diversão para Matheus, além de uma maneira de acumular horas de voo.

Agora, o gaúcho se sente pronto para seguir mostrando o sul da Flórida de um ângulo que poucos têm o privilégio de ver.

Gazeta sorteia voo panorâmico para seus leitores O Gazeta Brazilian News completou 21 anos no dia 10 de fevereiro e, como sempre, quem ganha presentes é o leitor. Já que para o jornal o céu é o limite, por que não aproveitar e levar dois leitores às nuvens? Ao longo do próximo mês, acesse o site do Gazeta para concorrer a um voo panorâmico para duas pessoas com o Miami Plane Tours (miamiplanetours.com). O voo sai de um aeroporto North Perry, em Pembroke Pines e segue em direção às praias, seguindo para sul. Para saber mais, acesse: gazetanews.com/promocoes