Voos do Brasil para os EUA passam a ter inspeção de eletrônicos

Por Gazeta News

Foto: José Cruz/Agência Brasil
[caption id="attachment_149329" align="alignleft" width="300"] Foto: José Cruz/Agência Brasil.[/caption]

Companhias aéreas iniciaram a inspeção de pertences dos passageiros na porta da aeronave, com foco em itens eletrônicos em voos do Brasil para os Estados Unidos.

A medida passou a valer na quarta-feira, 19. O reforço da segurança em voos vem com a verificação mais rigorosa de celulares, tablets e notebooks. Os passageiros que recusarem a inspeção de segurança podem ser impedidos de embarcar.

Os eletrônicos que estiverem em bagagem despachada também serão revistados. O chefe da delegacia da Polícia Federal no aeroporto, Marcelo Carvalho, orienta que é melhor levar celulares, tablets e computadores na bagagem de mão.

O novo procedimento de segurança leva, em média, dois minutos e não provocou atrasos, pelos menos nos dois primeiros voos que partiram na quarta do Aeroporto Internacional de São Paulo para Miami e Orlando.

No Brasil, os aeroportos que já estão com a medida são: São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília, Campinas, Belo Horizonte, Manaus, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.

A medida é uma resposta à exigência da Transportion Security Administration (TSA), autoridade de aviação civil para assuntos relativos à segurança dos transportes contra atos de interferência ilícita de terceiros dos EUA. A instituição solicitou que operadores aéreos do mundo inteiro ampliem medidas adicionais de segurança.

Apesar de não ter sido instituída pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável apenas por instituir normas de segurança a serem observadas nos aeroportos situados em solo brasileiro, autoridades de outros países podem impor exigências e condicionantes para companhias aéreas que realizem operações com destino aos seus territórios nacionais, desde que não violem a legislação brasileira.

A medida imposta pelos Estados Unidos afeta 280 aeroportos em 105 países, que somam diariamente cerca de 2.100 voos aos EUA.

Com informações do Portal Brasil.