Walmart anuncia aumento do salário de meio milhão de funcionários

Por Gazeta News

Wal-Mart

O Walmart anunciou que gastará mais de 1 bilhão de dólares para aumentar o salário de meio milhão de funcionários, incluindo os que trabalham na rede Sam’s Club.

O aumento anunciado pelo maior empregador do setor privado dos EUA cobrirá cerca de 40% de sua força de trabalho americana, mas ficou bastante abaixo do que sindicatos e organizações de trabalhadores haviam reivindicado.

O Walmart comunicou no dia 19 que seus funcionários em tempo integral e parcial pagos por hora receberão ao menos 9 dólares a cada hora, ou 1,75 dólar acima do salário mínimo federal atual, começando em abril. O valor será elevado para 10 dólares a hora a partir de 1º de fevereiro de 2016.

O valor, contudo, não aplacou os ânimos dos sindicatos. Grupos liderados pelo OUR Walmart, organização que reúne trabalhadores do gigante varejista com apoio sindical, têm pedido que a rede pague aos empregados ao menos 15 dólares a hora.

Analistas ouvidos pelo jornal Washington Post afirmaram que o movimento do Walmart é um reflexo positivo da evolução do mercado de trabalho. A taxa de desemprego nos EUA recuou de 6,6% em fevereiro do ano passado para 5,7% neste ano. A avaliação dos economistas é de que, com a melhora nos números do emprego, há escassez de mão de obra para determinadas faixas salariais – inclusive as mais baixas, próximas do salário mínimo.

O Walmart é o maior empregador privado dos Estados Unidos, com 1.4 milhões de empregados. A decisão segue a de outras grandes lojas, como a Gap e IKEA, que também aumentaram o salário de seus funcionários recentemente.