A rede varejista Walmart anunciou, no dia 15, um plano para encerrar as operações de 269 de suas lojas em vários países, das quais 154 serão nos Estados Unidos – 102 delas do formato Walmart Express, lojas de tamanho menor que vinham sendo testadas desde 2011.
A ideia é focar mais nos supercenters e nas vendas online, de acordo com a companhia. Das lojas fechadas, apenas três serão na Flórida, nas cidades de Interlachen, Trenton e Cross City, todas nas redondezas de Gainesville.
No Brasil, a companhia confirmou que já ocorreu o fechamento de 60 pontos de venda. De acordo com a empresa, as operações encerradas pelo Walmart Brasil vinham apresentando baixa performance. Essas 60 lojas representam 5% do total das vendas da companhia em território brasileiro, informou a rede. Segundo a companhia, vários dos funcionários afetados foram realocados para outras unidades no Brasil.
O encerramento das operações faz parte de um grande processo de revisão do portfólio de lojas da companhia norte-americana, que até então tinha mais de 11,6 mil pontos de venda no mundo.