Perguntas respondidas pela advogada Iara Morton
Tulio: Minha mae e cidada americana apliquei pra me tornar residente ,recebi o social security e o work permit card por um ano de validade mas fui negado o green card pq eu era maior de 21 anos quando apliquei.Agora o meus documentos de trabalho venceram .Como eu poderia agir?Sera que a lei do obama vai me beneficiar?
Não existe ainda nenhuma lei que te beneficie, infelizmente. Assumo que tenhas entrado com visto, e se entrar num casamento LEGÍTIMO com americano ou cubano CU6, poderá conseguir seu GC. Não existe outra alternativa pois mesmo através do processo de sua mãe você necessitaria estar debaixo do respaldo da lei 245(i).
Karina: Fui imigrante na america durante 3 anos onde tive meus dois filhos , hoje ja fazem 7 anos que deixei USA , paguei tds os impostos e nunca tive problemas com a justiça e entrei legalmente, atualmente sou residente NZ e moro fora do Brasil fazem 3 anos .Enfim gostaria de saber se me enquadro nesta nova regra sendo meus filhos Americanos porém menores de idade.
Karina, não sei a que nova regra se refere, pois não existe nenhuma mundança na lei. Seus filhos poderão peticionar em seu favor quando tiverem 21 anos (se até lá as leis imigratórias não mudarem).
Fabio: Morei nos Estados Unidos durante 5 anos, algum tempo atras fui tentar renovar meu visto porem nao tive sucesso pois fui punido por 10anos devido ter passado o periodo de permanencia, tem alguma coisa que eu possa fazer? Tipo pedir perdão ou ate mesmo a reducao da pena?
Você tem que esperar os 10 anos passarem para tentar visto novamente, ok?
Vania: Morei 9 anos nos EUA. Dei entrada em labor certificate em 2001, em 2003 mudei de exponsor, e meu documento foi aprovado.Porem 0 I 140foi negado.Fiz apelo e foi negado.Recebi o nao do apelo em Janeiro e logo comprei a passagem e voltei para o Brasil.Tive na mudanca de esponsor uma ordem de deportacao que foi cancelada por eu ter um novo processo no Depto de trabalho.Fiz cidadania portuguesa, sera que terei problemas para entrar nos EUA?Estou com a aprovacao que precisa ter do consulado quem tem passaporte europeu.O que acha?
Mesmo com passaporte português você corre o risco de constatarem sua ilegalidade do passado que lhe sujeita a impedimento de 10 anos. Se isto ocorrer, você será sujeita a remoção imediata do próprio aeroporto. Boa sorte!
Cleide: Tenho uma fiha chamada ingrid.que hoje com 15 anos..quando cheguei aki ea tinha 1,9 meses..depois de 12 anos infelizmente rcebi visita de imigrcao em minha casa..nao fui levada..so me pediram para la comparecer com minha filha e mu marido que hoje estmos tb separados..eu fui juntamente com uma advogado..que e dr juan gomes.. motivo pela visita foi por nos termos feito nossa drive lices usando falsos documentos..eu gostaria de saber se temos alguma chance de conseguir alguma coisa e continuar aki..la na imigracao me pediram para que eu comperace para que les cheguem ate as pessoas que fazia esses documentos que isso pode ser beneficial a nos.qual sua opiniao..esperando asiosa sua resposta..agradecendo muito a vc que deus nus elumine a mi e vc tb.
Cleide, com base apenas nestes fatos, lamentavelmente não deverás conseguir nenhum benefício, sinto muito.
Carla Albertini: Entrei nesse pais com passaporte em 2003 meu visto era de 10 anos e tive permanência de 6 meses legal no pais.Desde então estou aqui,como ainda não saiu nenhuma lei, gostaria de saber se eu for para Italia e consegui minha cidadania lá e voltar como Italiana eu entro no pais? Aqui meu record é limpo tanto no banco como na policia.
Seu nome em passaporte italiano será o mesmo que consta no seu passaporte brasileiro. Haverá chance de constatarem que você viveu ilegal, no momento da sua entrada, e se isto ocorrer, poderão lhe sujeitar a remoção imediata do aeroporto. Seu impedimento seria de 5 ou 10 anos.
Alessandra: QUANDO CHEGUEI NO USA TINHA SO 17 ANOS ENTREI AQUI PELO MEXICO E ME CASEI COM UM CIDADAO AMERICANO JA FAZ 12 ANOS E ATE AGORA NAO PUDE CONSEGUIR MEUS PAPEIS PORQ ELES QUEREM QUE EU VOLTE PRO BRASIL E RETORNE LEGALMENTE….EU TENHO 2 FILHOS UMA DE 5 E UM DE9 ,MAIS EU TENHO MUITO MEDO DE IR E ELES NAO ME DEIXAREM VOLTAR …VC ACHA QUE TENHO ALGUMAS ESPERANCAS?NAO SEI QUE FAZER.
Se você fizer o processamento consular terá grandes chances de conseguir seu GC. O processo é iniciado aqui e depois finalizado através do consulado americano no Brasil. Você deve ficar no Brasil um média de 1 ano.
Leandro Falk: Li esses dias no Gazetanews acerca do EB 5 Visa Program do Estado de Vermont, e gostaria de saber se esse programa realmente tem taxa de sucesso de 100%, e se é realmente confiável para brasileiros.
É confiável, ouvi do próprio governando de Vermont que esteve presente na apresentação em Miami, e de acordo com as representações de todos eles, de fato a taxa de sucesso até hoje foi de 100%.
Nessa: Vivi nos EUA por 9 anos, na ocasiao entrei no pais pelo mexico e nunca tive problema nenhum durante todo o tempo, sempre tive meu nome limpo la e nunca precisei de usar nome falso, regressei no ano passado, e depois de 3 meses tentei novamente o visto de turista mas meu contador nao entrou com meu IR na receita federal, e entao eles viram que eu havia retornado de la com 3 meses na epoca, e entao me pergutaram se eu havia vivido la e se eu tinha entrado pelo mexico e eu nao menti, respondi que sim e entao eles nao me deram o visto e me deram um castigo de 10 de nao poder tentar nenhum visto para os EUA e me alertaram no caso eu tentar entrar novamente pelo mexico e se caso eu o fizesse e fosse pega dai sim eu seria proibida de entrar la, so que ilegal nos EUA nunca mais, so que meu namorado que e cidadao americano, quer se casar porque nao justifica ele la e eu ca, entao queremos ter a certeza de que eu possa aplicar pro green card depois do casamento.
Seu namorado pode entrar com petição para visto de noiva ou se casarem no Brasil, com petição I-130, o que é entrado aqui nos EUA. O processo é iniciado aqui e terminado aí no consulado americano. Você necessitará de pedido de perdão (Waiver) mostrando sofrimento incomum e extremo sobre seu noivo/marido americano. Não posso garantir sucesso, mas esta é sua única alternativa.
Rodrigo: Tive um problema nos EUA, fui preso por algumas horas, por me acusarem de tentar pegar um oculos em uma loja, paguei uma fianca e sai. Tenho julgamento a seguir, enquanto isso posso vir ao Brasil? Se eu nao comparecer a corte eles podem mandar me prender aqui no Brasil se eu estiver aqui?
Se você não comparecer a corte um mandado de prisão será emitido para você, e no momento de tentativa de entrada nos EUA novamente você será preso. Não, não irão através de você no Brasil por conta de roubo de um óculos.
Roberto Souza: estive nos EUA em set/1989, e fui deportado logo no aerporto de Miami, com passporte falso. Fui indiciado no Brasil, porém não fui condenado. Quando consulto no site da Policia Federal do Brasil, buscando nada consta, não consigo obter.Pergunto: passado todos este anos, caso queira viajar a turismo novamente, haverá algum impedimento na obtenção do meu visto, por este motivo ou já prescreveu?
Você precisa tentar seu visto de turista junto ao consulado americano para ver se terá êxito ou não, ok? Esta sua tentativa de entrar no país com passaporte falso em 1989 sempre constará nos seus records aqui nos EUA, infelizmente.
Silvana: Entrei nos usa em 2005 passei pela imigracao do texas,recebi uma corte e nao compareci,em 2007 tive meu filho nascido na america,retornei em 2011,deixando meu esposo,que tbem e imigrante gostaria de saber como faco para retornar,e levar meu filho. Você está sujeita ao impedimento de 10 anos em virtude da entrada pelo México e Ordem de Deportação recebida provavelmente em 2005 ou 2006, logo após ter sido apreendida. Será difícil conseguir visto, mas seu filho, como americano, sempre poderá vir aos EUA.
Marcus: morei nos eua durante 7anos ilegal,fui pelo mexico e agora voltei para o brasil.existe alguma chance de conseguir o visto de turismo.obrigado.
Você está sujeito a impedimento de 10 anos e esta ilegalmente deve vir a tona. Após os 10 anos você pode solicitar visto de turista.
Silmara: Ola, gostaria de perguntar se existe alguma lei de legalizacao para quem mora no estados unidos a mais de 14 anos? Eu vim com visto de turismo mas ja venceu, tambem tenho uma filha de 4 anos nascida aki, gostaria de saber se existe alguma forma.
Se colocada em deportação, você pode clamar Cancelamento de Remoção para Não Residentes que exige 10 anos de vida contínua nos EUA, ausência de antecendes criminais, laços com a comunidade, bom caráter moral, MAS MAIS IMPORTANTE, provas de "sofrimento extremamente incomum e exceptional" por parte de sua filha (o que geralmente envolve histório de problemas médicos graves), e nem assim seu sucesso é garantido pois são apenas 4 mil vistos anuais. Para clamar isto, se você não está em deportação, seria colocada em deportação, por isso, atenção, pois é arriscado.
Luciana: Minha questao e que acabei de tirar a cidadania, e meu noivo mora no Brasil, ele ficou inlegal aqui durante 2 anos , teve que ir no Brasil, quando voltou foi deportado isso ja faz 6 anos, o tempo do castigo dele ja acabou, entao queria saber qdo a gente se casar eu posso da entrada nos documentos dele,minha cidadania saiu faz 3 meses e eu cosegui ela pelo meu ex marido , pois fui casada or 7 anos.
Luciana, você já pode peticionar em favor do noivo, ok? Boa sorte!
Jaqueline Oliveira: Vivemos aqui ha mais de 5 anos, sempre legais, primeiro com visto de estudante, depois meu marido com H1B, temos uma aplicacao aprovada (I140) e nossa data eh maio de 2008. Nossa duvida eh: temos uma filha com 16 anos de idade, que esta inserida no processo da I140, ficara coberta caso a data de podermos aplicar acontecer apos ela fazer 18 anos? Haveria outra forma de podermos aplicar para a residencia em razao do tempo vivido aqui?
Você poderá peticionar pelo ajustamento de status da filha até ANTES dela completar 21 anos. Não existe obtenção de GC com base apenas em tempo vivido nos EUA.
Michelle alves : eu fui aos usa ilegalmente quando tinha 18 anos antes mesmo de chegar fui deportada.me deram 5 anos me impedindo entrar novamente no pais .porem eu imatura nao obedecii e retornei ao pais assim que fui deportada para o brasil tendo consseguido entrar nos usa ilegalmente novamente mas sem passar por imigracao, permaneci la por 5 anos . la eu me casei com um brasileiro declarei impostos e tive um filho que nasceu com uma desfuncao no organismo chamada pku meu filho teve todo acompnhamento medico feito em worcester ma.em 2011 eu tive uma proposta de trabalho no brasil e retornei trazendo comigo minha familia , mas nao conssegui encontrar um tratamento serio para a desfuncao do meu filho aki no brasil… porem continuo tenho contato com a medica dele de usa e ela me sugeriu que eu fosse ate o consul tentar o visto para levar meu filho para consutar e disse que me mandaria uma carta explicando a situacao do meu filho. nao tenho interesse em viver nos usa porem tenho esta nessecidade de consultar meu filho com um profissional dedicado como e a medica dele que o acompanha desde o nascimento… minha pergunta e tem possibilidades de eu consseguir o visto para estar realizando esta consulta para meu filho de apenas 3 anos?
Michelle, lamentavelmente, você pode estar sujeita a impedimento de 20 anos em virtude de seu passado. Será difícil você obter visto mas como o filho é americano, você pode envia-lo até aqui para tratamento, acompanhado de outra residente ou cidadão americano, ok?
Joao: Entrei com processo de renovacao do green card provisorio em jun/2011. Eu e minha esposa fizemos entrevista para o primeiro green card (que venceu em ago/2011), fiz exames biometricos etc e estou com uma carta prorrogando meu green card ate ago/2012. Recebi uma outra carta me dispensando dos exames biometricos. Sei que o prazo para receber o definitivo eh de ate um ano. Mas todo mundo que conheco recebeu com menos de 6 meses e ate agora (fev/2012) nao recebi o definitivo. Nao consigo acompanhar meu processo pois tive um problema com minha senha do site do USCIS. O que pode estar acontecendo? E outra pergunta: com tres anos de green card (completo em ago/2012) ja posso entrar com a cidadania?
Conforme sabes, pode levar até 1 ano, e em alguns casos, até mais de um ano. Simplesmente, continue aguardando. Com o seu recibo você poderá conseguir estampas no passaporte extendendo sua residência até que recebas o GC permanente. Sim, você pode entrar com petição para cidadania independente de ainda não ter recebido decisão do I-751.
Bárbara: Vejo que haverá mudanças em relação ao pedido de perdão para os indocumentados que estão aí nos EUA. E para os que foram deportados e que estão no Brasil? No meu caso, fui impedida por 05 anos, tenho 02 anos aqui no brasil. Aproveito para perguntar o seguinte: No caso de casamento com meu namorado que é americano, o ideal seria entrar com processo aí no EUA, ou casamento aqui no Brasil? Qual das opções poderia me favorecer para que eu possa entrar aí de novo. OBs: eu e minhas filhas temos passaporte europeu, será que é mais fácil de viver aí? Apenas para morar sem depender do trabalho daí. Qual é a melhor forma?
Não houve e muito provavelmente não haverá nenhuma mudança na lei com referência a este tipo de processo. O processo é consular e necessita apresentação de um pedido de perdão (Waiver) com provas de que o noivo/cônjuge americano esteja sofremento "unusual and extreme hardship" em virtude da deportação da noiva/cônjuge imigrante. Seu processo é iniciado aqui nos EUA através de uma petição I130 (se já estiverem casados) ou I-129, se for petição para visto de noiva. Seu processo é complexo e você necessita representação de um advogado.
Julio Cesar: Entrei nos EUA, com visto de Turista, com validade de 06 meses, mas fiquei por 5 anos e não tive nenhum problema com ajustiça americana. Neste período tive meu passaporte roubado de dentro do meu carro, fiz um report na Polícia e até hoje tenho esse documento comigo aqui no Brasil. Gostaria de saber se terei impedimentos em tirar outro visto e se terei impedimento de entrar nos EUA. Obs. Já faz 8 anos que voltei para o Brasil, voltei no mês de Maio de 2003.
Julio César, você estaria impedido por 10 anos em função de ter ficado no país por mais de um ano, ilegalmente. Como já se passaram quase 10 anos, talvez isto não venha a tona, mas se vier, vão lhe negar o visto. Quando tentar visto de turista, mostre provas de forte laços com o Brasil.
Micael Santos: Moro nos estados unidos a mais de 7 anos ,tenho 5 anos que me casei aqui com uma americana,mais nunca dei entrada nos papeis por que eu vim sem visto ,e eu teria que aplicar por weiver,a minha pergunta e o seguinte ,recentemente eu vi uma reportagem sobre uma proposta do governo Obama de uma pequena mudanca nesse proceso de weiver,alguem sabe me diser se ja ouve essa mudanca,ou quando isto deve acontecer?
Não houve ainda nenhuma mundança na lei. Para você tentar o ajustamento de status, só mesmo através de processamento consular o que requer seu retorno ao Brasil e sua estadia por lá por 1 ano ou mais e também prova de sofrimento incomum e extremo sobre sua esposa, ok?
Luciana: Recebi a cidadania a pouco atravez do meu casamento( fui casado por 7 anos), a 2 anos reecontrei meu ex namorado e que esta no Brasil e teve por ter ultrapassado os dias de permanecia aqui nos estados unidos foi deportado em uma das entradas dele, ele assinou um documento que nao ira entrar aqui durante 5 anso o tempo de castigo dele ja acabou pois esse ano ja tem 6 anos, vou me casar com ele, como sou cidadan Americana, ( somente tenho a cidadania faz 3 meses ( recebi depois de 5 anos eu ja estava separada do meu ex marido qdo tirei minha cidadania, vai ter algum problema no processo dele? Existe algum problema por eu ter codadania a tao pouco tempo?
Luciana, você pode peticionar em favor de seu atual noivo independente de ter obtido sua cidadania há tão pouco tempo. Boa sorte!
Vanusa Dasila: Moro aqui ha 13 anos e tenho um filho de dois anos e quatro meses, pelo tempo que vivo aqui tenho direito de obter o green card?
Não existe obtenção de Green Card com base apenas no tempo de vida aqui. Se você for colocada em deportação, tendo mais de 10 anos de vida contínua e um parente americano (filho, cônjuge ou pais) que venha a sofrer "sofrimento extremamente incomum e excepcional" (geralmente em virtude de problema médico sério) você poderia clamar pelo Cancelamento de Remoção para Não Residentes, o que leva até o Green Card, ok?
Nilza mele: Fui para USA pelo mexico em 2005, fui pega no Texas, tive corte e nao compareci, em 2010, casei com um americano e me entreguei na ICE voluntariamente, voltei para o brasil e estou aguardando a decisao da justica. Gostaria de saber se tenho chance de ser perdoada e quanto tempo vou ter que esperar. Meu marido esta na America e faz tratamento com psicologo por ter entrado em depressao profunda. Minha filha depois que eu voltei para o Brasil, ganhou o seus papeis e hoje 2012, esta morando com meu marido, que e stepfhater. Acha que o fato dela estar com ele pode me ajudar? Por favor me ajude, preciso muito voltar para casa.
Nilza, não entendo que decisão estás aguardando da justiça. Você deveria ter tentado reabertura do seu processo enquanto ainda estava aqui, a fim de assim iniciar e completar seu processamento consular (petição para imigrante com base em casamento legítimo). Se nunca iniciou o processo consular, seu marido precisa iniciar com a entrada de uma petição I-130 aqui nos EUA, ok? Quando o processo estiver no Brasil, você talvez necessitará de 2 pedidos de perdão (Waiver). Seu processo é complexo e você necessita da representação de um advogado.
