Windows 10 é Introduzido ao mercado americano

Por Gio Tavares

Untitled1

Se você der simultaneamente um passo para frente e um para trás, você pode ser acusado de ir a lugar nenhum. Em poucas palavras, isso é basicamente o que estão dizendo os entendidos, em relação à nova versão da Plataforma Windows 10.

O sistema operacional ainda dominante da Microsoft está mudando e regredindo, tudo em um esforço mútuo para satisfazer milhões de clientes existentes, e ainda atrair um público de novos adeptos.

Windows 10 deu vários passos para a frente com uma superintegração da assistente virtual Cortana; um navegador completamente novo e seu novo conceito, o transformando em um “serviço” em vez de um simples sistema operacional. Windows 10 também deu seus passos para trás, ao reintroduzir o Start Menu, e desistir do núcleo e elementos principais da versão do sistema operacional Windows 8, como a barra de encantos, mais conhecida como “Charms Bar”.

Como resultado, o Windows 10 é um reflexo de uma empresa em uma encruzilhada. Microsoft precisa desesperadamente trazer o Windows para o futuro, seja como um serviço ou um sistema operacional, e torná-lo parte integrante tanto de PCs, quanto dispositivos móveis, como celulares e tablets. A Microsoft claramente foi longe demais para a maioria dos usuários, ao lançar o sistema operacional Windows 8, e abordou muitas das queixas quando saiu com a versão Windows 8.1, porém, foi necessário muito mais ajustes, resultando em mais trabalho do que o esperado.

O resultado do Windows 10 é um desktop menos atraente, com foco principal em utilidade, e inteligência unipresente. A plataforma pode, muitas vezes, parecer “business only”, embora exista algumas exceções.

Instalar o Windows 10 é tão prazeroso quanto a instalação do Windows 8. As telas são convidativas e cheias de orientação útil. Além disso, se você já tiver uma conta Microsoft e Onedrive, você pode restaurar o seu perfil e encontrar todas as suas coisas (arquivos armazenados, pastas, fotos) exatamente onde você deixou.

O desktop Windows 10 será familiar a qualquer um que é ou já foi de propriedade de um PC com Windows nos últimos 20 anos. O logotipo da Windows recupera seu papel original como o botão de START, lembrando vagamente a versão do Windows 7. Com apenas um clique nele, você tem acesso a buscas na internet, sem contar com um menu extremamente interativo, onde voce encontrará applicativos mais frequentes, dentre outras coisas.

O botão de START já não possui a opção de busca. No lugar dela agora existe CORTANA, pronta para auxiliar. Você poderá escrever ou falar sua pergunta utilizando o microfone de seu computador.

Há também um recurso chamado Windows Hello, que permite que você entre em seu PC através da digitalização do seu rosto ou impressões digitais. É uma camada extra de segurança, mas você vai precisar de hardware que supporte essa função, como a Câmera RealSense 3D da Intel.

Fica então a minha experiência como um dos mais novos usuários do Windows 10. Se você tem um espírito aventureiro, te convido a tentar o novo sistema por si próprio.