Cada centavo vale, e muito, quando serve para economizar com mensalidades, livros e despesas com moradia nas universidades da América. Para três estudantes brasileiros do high school que foram destaque, o college se tornou um pouco mais fácil graças ao Wites & Kapetan. O escritório de advocacia, que é bem conhecido por apoiar a comunidade brasileira, acabou de premiar com $5,000 em bolsa de estudos três estudantes brasileiros.
A primeira colocada, Aryanne Schommer, é formada pela Monarc High School de Coconut Creek, e cursa a Universidade St. Thomas. O segundo lugar ficou para Pedro Falci, da American Heritage School (campus Plantation), agora estudante da Boston University; e o terceiro colocado é Diogo Alves, graduado pela escola Coral Springs’ J.P. Taravella High School e agora matriculado na Brown Universidade. Os ganhadores receberam, respectivamente, $2,500, $1,500 e $1,000, que deverão ser usados para mensalidades ou livros durante o semestre do outuno de 2007.
Aos aplicantes foi exigido que completassem uma detalhada aplicação e submetessem seus históricos escolares, notas das provas e recomendações dos professores. Em adição, a bolsa de estudos exigiu a apresentação de um artigo que teve como tema: “O que significa para mim viver nos Estados Unidos da América”.
Wites & Kapetan recebeu muitas aplicações para o que a firma denominou de WKPA DREAM Bolsa de Estudos. “Nós gastamos horas revisando as aplicações e, em particular, os artigos e as recomendações dos professores”, afirmou Alex N. Kapetan, Jr., sócio de Wites & Kapetan. Entretanto, Kapetan disse que o escritório “recebeu tantos maravilhosos artigos de estudantes que também tinham histórico acadêmico bom e recomendações que fizeram a escolha de um ganhador muito difícil”.
O título da bolsa de estudos foi escolhido depois de The DREAM Act, abreviação de “Lei de Desenvolvimento, Assistência e Educação para Menores Imigrantes”que é um projeto de lei que foi proposto pela primeira vez em 2001. Essa lei permitiria que estudantes que se formam no high school nos Estados Unidos pudessem aplicar para um status legal de residente condicional, e permanecer aqui por seis anos para completar estudos universitários ou serviço militar. Depois de completar a Universidade ou o serviço militar, o estudante poderia aplicar para o status de residente permanente. A Lei ain-da tem que entrar em vigor, mas poderá ser votada neste outono pelo Congresso dos Estados Unidos.
Marc Wites e Alex Kapetan não são estranhos aos grandes sonhos e às oportunidades disponíveis nos Estados Unidos. Os avós de ambos, Wites e Kapetan, imigraram da Europa para os Estados Unidos e, através do trabalho pesado e da educação, seus familiares têm prosperado na América. Agora, Marc and Alex querem devolver para a comunidade, e ajudar outros a realizarem o mesmo sonho que seus familiares tiveram quando chegaram neste país anos atrás.
Informações sobre Dream Bolsa de Estudos, incluindo fotografias dos ganhadores, os melhores artigos e a aplicação estão disponíveis em www.wklawyers.com/scholarship/. Tel.: (954) 570-8989 . E-mail:[email protected].
Informações sobre o projeto de lei The Drem Act estão disponíveis em http://www.nil.org.

