
Atendendo a um pedido de organizações defensoras de imigrantes, o xerife do condado de Palm Beach, Ric Bradshaw, concordou, no dia 22, em parar a operação rotineira de manter presas pessoas por causa de questionamentos sobre o status imigratório. As informações são do “Sun Sentinel”.
Bradshaw agora se junta ao Broward Sheriff’s Office, o Miami-Dade Police Department e a uma série de agências de aplicação da lei em todo o país que pararam de cumprir com o pedido do Immigration and Customs Enforcement (ICE), de reter temporariamente pessoas que possam estar vivendo no país ilegalmente.
Esse pedido mantém uma pessoa na cadeia por até 48 horas até que o ICE vá buscá-la e assumir a sua custódia para uma possível deportação. Mas defensores de imigrantes dizem que a prática é desleal, pois submete pessoas à pena de prisão sem uma ordem da corte para fazê-lo.
Eles também dizem que isso cria sensação de medo da polícia local entre comunidades de imigrantes, tornando as pessoas menos propensas a relatar crimes ou cooperar com as investigações criminais.
Uma coalizão de quase 30 congregações religiosas do condado de Palm Beach, chamada People Engaged in Active Community Efforts (PEACE) pediu para Bradshaw parar de cumprir os pedidos de detentores federais de imigração.
Em resposta, o escritório do xerife anunciou que seria necessário ter “autoridade judicial” para cumprir com pedidos futuros de detentor de imigração, além de exigir uma ordem oficial de deportação ou mandado assinado por um juiz federal ou magistrado para continuar segurando alguém na prisão, além do tempo necessário para resolver quaisquer acusações locais.
“Essa decisão em nada afetará o compromisso do escritório do xerife na segurança de nossas fronteiras para conter o afluxo de imigrantes indocumentados que tentam entrar ilegalmente os EUA ou o Tráfico de Seres Humanos associado a ele”, disse o gabinete do xerife. PEACE elogiou a mudança na política como uma forma de economizar dinheiro dos contribuintes, bem como uma ajuda para a comunidade imigrante.
“É bom para toda a nossa comunidade do condado de Palm Beach porque as pessoas não vão ter tanto medo de ir à polícia caso sejam vítimas ou testemunhas de um crime”, disse Jill Hanson, membro do grupo.
O ICE sustenta que os pedidos de detenção são uma forma importante de colaborar com as autoridades locais para proteger o público de criminosos e promover a aplicação das leis de imigração.
O grupo com sede em Pompano Beach, Floridians for Immigration Enforcement, se opõe a essa ação de Palm Beach. O grupo argumenta que mais deve ser feito para incentivar as deportações.
Mas defensores dos imigrantes argumentam que a economia da Flórida, especialmente os produtores de Palm Beach, contam com o trabalho imigrante e que a polícia local não deve ser convocada para impulsionar as deportações e separar famílias.