Xiitas vencem, mas ficam sem maioria no Iraque

Por Gazeta Admininstrator

A principal coalizão xiita iraquiana, a Aliança Iraque Unido, venceu as eleições do país, mas não conseguiu obter a maioria absoluta.
A Aliança obteve 128 das 275 cadeiras do Parlamento, dez a menos do que o necessário para a maioria.

Os partidos curdos obtiveram 53 cadeiras e o principal bloco sunita, 44.

Agora, é provável que os xiitas formem um governo de coalizão.

Vários políticos sunitas fizeram denúncias de supostas fraudes. Mais de 2 mil reclamações foram recebidas pelas autoridades desde as eleições.

Um grupo de observadores internacionais chegou a confirmar irregularidades em um relatório, mas não apresentou conclusões sobre a validade e a liberdade do pleito.

Aqueles que não aceitarem os resultados terão dois dias para apelar antes que eles sejam proclamados como definitivos.

Ataques

A segurança foi reforçada em Bagdá e nas três províncias dominadas por sunitas, em meio ao medo de aumento da violência de insurgentes depois do anúncio dos resultados.

Há informações de que, ao amanhecer, houve uma operação de tropas americanas e iraquianas contra insurgentes no bairro de Al-Doura, em Bagdá.

Testemunhas disseram ter ouvido explosões e tiros.

Uma explosão em uma rua no centro de Bagdá, aparentemente tendo como alvo um comboio americano, matou pelo menos dois civis e feriu vários outros.

Na quinta-feira, 15 pessoas foram mortas em dois atentados em Bagdá.

A polícia afirma que o primeiro ataque foi realizado por um suicida que entrou em um café lotado e explodiu o dispositivo que carregava.

Momentos depois, uma explosão perto de uma patrulha da polícia que passava no local, matou mais pessoas.

Coalizão nacional

Os resultados oficiais das eleições de 15 de dezembro foram anunciados pouco depois das 15h, horário local (10h em Brasília).

No Parlamento de transição, a Aliança tinha 146 cadeiras, ou seja, perdeu 18.

A principal aliança curda também perdeu espaço, caindo de 75 cadeiras para 53. Um grupo rival menor ganhou 5 cadeiras.

Os sunitas aumentaram sua representação. O boicote às eleições de janeiro de 2005 tinha reduzido o seu número de cadeiras a apenas 17 no Parlamento de transição.

O correspondente da BBC em Bagdá, Jonny Dymond, diz que há muitas conversas sobre uma coalizão de unidade nacional, reunindo xiitas, sunitas e curdos, mas as negociações podem demorar semanas ou até meses.