Yoga contra o Câncer de Mama

Por Gazeta Admininstrator

Por Eliane Carotta

As duas frases que mais escuto quando digo que dou aulas de yoga são: "Preciso muito me alongar, e tenho que começar suas aulas!" ou "Yoga faz bem para "X" problema?", e minhas respostas são sempre as mesmas: Sim!


Quando comecei a ensinar, vi e senti efeitos super bacanas em meu corpo e mente, e decidi compartilhar meus conhecimentos e experiências.

Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que o Yoga não é somente uma prática fisica, mas um estilo de vida que envolve práticas físicas, mentais e a partir do momento em que se entra no ritmo, uma reeducação alimentar. Com todo este conjunto, e sabendo que os passos iniciais devem ser dados em doses pequenas, pouco a pouco notamos a melhoria dentro de nós e em nossa volta: desde o estado físico, através de posições combinadas com a respiração, até a capacidade de focarmos melhor em metas, ao adquirirmos técnicas para acalmarmos a mente.

Sabendo-se esta básica e aproveitando o mês "rosa" de prevenção ao Câncer de mama, vamos aos benefícios do Yoga em relação a este problema.
 
Benefícios psicólogicos
Joanna Colwell em seu livro "The Yoga of Breast Health", afirma que segundo pesquisas americanas, 80% de todos os tipos de câncer estão ligados ao meio ambiente.

Segundo minha experiência com pacientes de câncer, o Yoga os ajudou acima de tudo, a aumentar a capacidade de administrar o stress. A prática regular nos proporciona um contato maior com nossos recursos internos e sensações, e nos proporciona presença de espírito, fatores essenciais em períodos difíceis.

Benefícios físicos
Um dos importantes componentes de nosso sistema imunológico, é o sistema linfático, responsável por colaborar com nossos glóbulos brancos e combater bactérias e vírus. Os exercícios do Yoga aumentam a circulação dos fluídos linfáticos, contribuindo para que a linfa (líquido formado pelo plasma sanguíneo, proteínas e glóbulos brancos) flua pelo corpo estimulando os nódulos linfáticos (glândulas que filtram resíduos indesejáveis), que em sua maioria localizam-se nas axilas, perto dos seios.

Duas asanas (posições) indicadas para estes casos são:

PRASARITA PADOTTANASANA - mantendo uma distância média de 5 palmos entre os pés (paralelos), traga as mãos à cintura, inspire e ao expirar desça em direção ao chão, com a coluna reta e sem sentir desconforto, somente alongando. Relaxe o pescoço e, se sentir a lombar, dobre levemente os joelhos. Relaxe os braços. Fique por 5 respirações nasais.

UTTHITA TRIKONASANA - com a mesma distância entre os pés, inicie com o lado direito ao girar o pé direito 90 graus para fora, abrindo os braços paralelos ao chão e descendo lateralmente sem deslocar o quadril como se quisesse tocar o chão com os dedos direitos das mãos. Caso não toque os dedos no chão, os descanse sobre a perna direita, e mantenha o braço esquerdo estendido apontando para o teto, com o dedão esquerdo apontando para a cabeça. Mantenha a coluna alongada, peito aberto e tente olhar para cima, em direção aos dedos esquerdos, ou se sentir desconforto no pescoço, olhe para a frente. Caso sinta desconforto no joelho direito, dobre-o levemente. Fique por 5 respirações nasais, e repita o mesmo do outro lado.