Yoga para o sistema imunológico

Por Gazeta Admininstrator

Por: Eliane Carotta

Infelizmente, a maioria da população não tem informação sobre formas alternativas e mais saudáveis de prevenção contra gripes e doenças causadas pela queda do sistema imunológico. Na verdade, quando o sistema imunológico cai, nosso organismo se abre para uma diversidade de doenças e um dos grandes responsáveis por isso, acredite ou não, é o stress.

Somente neste último mês, recebi casos de pessoas com princípio de derrame, perda de voz, constantes dores no pescoço e coluna, e até mesmo artrite provocados por stress, que consequen-temente afeta a defesa do organismo.

Como evitar? Em minha opinião, a combinação do Yoga com uma alimentação rica em antioxidantes, fibras e ômega 3, é a fórmula mais eficaz.

Para uma dieta ou tratamento específico é necessário a ajuda de um especialista, mas os alimentos que aconselho para manterem o sistema imunológico forte são: açaí (antioxidante), alho (um antibiótico natural), aspargos (glutationa e vitamina C), brócolis (vitaminas K, C e A), broto de alfafa (os famosos sprouts, ricos em saponina e estrógenos), iogurte (rico em probióticos), cogumelos (pelo beta-glucano que ajuda na defesa do organismo), germe de trigo e linhaça (vitamina E e ômega 3).

Sabemos que somos o que come-mos, mas o que pensamos e como lidamos com o stress influenciam muito nosso corpo e mente.

O Yoga tem o poder de nos fortalecer física e mentalmente, e nos preparar melhor para um dia a dia movimentado e imprevisível, através das posturas e práticas respiratórias que estimulam os sistemas endócrino, linfático e respiratório. Algumas posições do Yoga estimulam glândulas e órgãos, equi-librando seus fun-cionamentos, por isso é aconselhável praticar com estômago e bexiga vazios. As glândulas pineal e pituitária são estimuladas através do Salamba Sirshasana (invertida sobre a cabeça); Salamba Sarvangasana (shoulderstand, ou vela) estimula tireoide e paratireoide; Matsyasana (peixe) regula as funções tireoide e timo; e a região abdominal e glândulas adrenais são estimuladas com Ardha Matsyendrasana (torção sentado) e Mayurasana (pavão).

Duas posições que ensino em praticamente todas minhas aulas, pois traba-lham praticamente todo o corpo, estimulam órgãos, melhoram funções intestinais e aliviam dores lombares são Utthita Trikonasana (Triângulo) e Parivrtta Trikonasana (Triângulo torcido).

Não se esqueça, se você não é um praticante, busque ajuda de um professor para lhe guiar e evitar se machucar.

Parivrtta Trikonasana.

Ardha Matsyendrasana.