Zeca Pagodinho finalmente estreia na Flórida

Por Gene de Souza

Rock-in-Rio

Sim, é verdade! O rei do samba e um dos artistas mais adorados da música brasileira, Zeca Pagodinho, vai se apresentar pela primeira vez na Flórida. A noite histórica acontecerá na sexta-feira, dia 23 de outubro, no Fillmore Miami Beach. Zeca, que acaba de lançar o CD “Ser Humano”, está em turnê pelo Brasil e vem com sua banda completa. A produção será da Rhythm Foundation, que tem quase trinta anos de experiência e sucesso, tendo apresentado shows da Marisa Monte, Caetano Veloso, Seu Jorge e centenas de artistas internacionais. “Estamos trabalhando nesse projeto há muito tempo, e graças ao apoio da LATAM Airlines Group, vamos poder trazer todo o novo show do Zeca para encantar o público da Flórida”, disse Laura Quinlan, diretora-executiva da fundação. Com certeza, será uma noite inesquecível. Ingressos, de pista livre ou cadeiras, irão à venda na sexta-feira, 28 de agosto, às 10AM pelo site www.LiveNation.com, telefone 1-800-745-3000 ou na bilheteria do teatro.

_____________________________________________

Rock in Rio ganhará box especial de 30 anos Os trinta anos do Rock in Rio serão comemorados em grande estilo. Em setembro, será lançado o box “Rock in Rio 30 Anos Box Brasil”, que trará um DVD que reúne trinta canções revisitadas de forma criativa, que também são apresentadas em dois CDs. O projeto, assinado pelo produtor Liminha, trouxe grandes nomes da música, como Legião Urbana, Skank, Dinho Ouro Preto, Frejat, Paula Toller, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Baby do Brasil e Ira! para interpretar obras de outros artistas – todas elas, de alguma forma, ligadas ao festival. As gravações aconteceram durante quatro dias, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com uma banda formada por Humberto Barros (teclados), Adal Fonseca (bateria) e Rodrigo Nogueira (Suricato) e Thiago Castanho (ex-Charlie Brown Jr.) nas guitarras.

Carinhosamente, o produtor chamou o quarteto de “Achados no Espaço”.  Além do DVD e dos dois CDs, o box especial do Rock in Rio também traz um fichário com sessenta partituras -  sendo 30 dos arranjos originais e 30 das regravações realizadas pelo time de Liminha.

_____________________________________________

Jovem Guarda completa 50 anos Há 50 anos, no dia 22 de agosto de 1965, tinha início o programa que marcou o primeiro movimento de rock no Brasil: a Jovem Guarda. Durante sua existência, diversos artistas passaram pelos estúdios da Record, tocando suas guitarras em músicas que, apesar das letras ingênuas e da levada, em certos momentos, bem melosa, representou uma quebra de paradigmas na música brasileira. Basta dizer que alguns medalhões da MPB chegaram a organizar uma passeata contra a introdução da guitarra elétrica na música brasileira. Capitaneada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, a Jovem Guarda ajudou a revelar nomes como Jerry Adriani, Renato & Seus Blue Caps, Os Incríveis, Vanusa, Os Vips, The Fevers e muitos outros. Além disso, também chamou a atenção de músicos vindos de outras vertentes, como Caetano e Gil, que também incluíram guitarras em um som que já continha samba, bossa nova e outros ritmos brasileiros. Assim nasceu a Tropicália. O programa ficou apenas três anos no ar, mas grande parte dos artistas desse período seguiram carreiras sólidas no rock ou em outros gêneros.