Zika afeta 5% de bebês de grávidas infectadas nos EUA

Por Gazeta News

Microcefalia_flickr
[caption id="attachment_146894" align="alignleft" width="330"] Médico mede o diâmetro do cérebro de bebê com infectado. Foto: flickr.[/caption]

Um total de 5% das mulheres com infecções confirmadas tiveram filhos com malformações nos Estados Unidos e territórios, de acordo com números oficiais divulgados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

O primeiro relatório sobre como o zika vírus afetou territórios americanos incluem também números oficiais de Porto Rico, que declarou na última segunda-feira, 5, o fim da epidemia pelo vírus, baseado na queda no número de novos casos.

O relatório mostrou que mulheres que tiveram exposição contínua aos mosquitos carregando o zika vírus ainda estão em risco de infecção. “Nós precisamos continuar vigilantes e comprometidas em prevenir novas infecções pela zika”, afirmou a diretora interina do centro, Anne Schuchat.

Além de Porto Rico, o relatório incluiu dados sobre 1.508 mulheres grávidas infectadas pelo zika vírus na Samoa Americana, nos Estados Federados da Micronésia, na República das Ilhas Marshall e nas Ilhas Virgens Americanas, do dia 1º de janeiro de 2016 até o dia 25 de abril deste ano.

Desse número de mulheres, mais de 120, ou aproximadamente 5%, tiveram filhos com malformações relacionadas ao vírus, informou o centro em seu relato semanal sobre mortalidade e morbidez.

Das mulheres infectadas durante o primeiro trimestre da gestação, 8% tiveram filhos com problemas associados à zika. Comparado com 15% em um estudo anterior sobre deficiências ao nascimento entre mulheres de Estados dos EUA e de Washington, que foram infectadas, na maior parte dos casos, durante viagens para países afetados pela zika.

Até maio desse ano, um total de 5.300 casos de infecção pelo zika vírus foram relatados na área continental dos Estados Unidos e no Havaí, conforme dados do CDC.Esses casos incluem 224 casos transmitidos localmente por mosquitos, 48 casos considerados como resultado da transmissão sexual e um caso que foi resultado de uma exposição laboratorial.

Flórida

O estado possui sete bebês que nasceram com complicações neurológicas pelo vírus desde o ano passado, conforme informações das autoridades de saúde no final de maio.

O condado de Miami-Dade não registra novos casos de transmissão local do zika vírus e não há nenhum caso sob investigação há mais de 45 dias.