Zika é “mais assustador do que se pensava inicialmente”, disseram oficiais de saúde

Por Gazeta News

zika

Quanto mais pesquisadores sabem sobre o zika, mais assustador o vírus parece, disseram oficiais federais de saúde no dia 11, ao pedirem mais dinheiro para o controle de mosquitos e no desenvolvimento de vacinas.

“Tudo que vemos sobre esse vírus parece dar mais medo do que pensamos inicialmente”, disse Dr. Anne Schuchat, do CDC, em um comunicado na Casa Branca. E enquanto experts não imaginam que haverá uma epidemia nos Estados Unidos igual a que ocorre na América Latina, “nós temos que ficar prontos”.

O presidente Barack Obama pediu ao Congresso que $1,9 bilhões de dólares sejam destinados à luta contra o zika internacionalmente e para o preparo em caso do vírus se espalhar nos EUA, mas o pedido está parado.

No começo, o vírus zika era visto com leve e com poucos sintomas. Mas desde o ano passado, o Brasil começou a relatar casos de mulheres grávidas atingidas e cujos filhos nasceram com microcefalia.

Nos EUA, todos os mais de 300 casos foram contraídos fora do país, com exceção de aproximadamente 15 que teriam sido transmitidos sexualmente.

Flórida

No dia 11, um novo caso de zika foi confirmado no condado de Lee, elevando o total de casos na Flórida a 85, incluindo cinco mulheres grávidas. Os condados com casos de zika na Flórida são: Alachua (4 casos), Brevard (2 casos), Broward (13 casos), Clay (1 caso), Collier (1 caso), Hillsborough (3 casos), Lee (4 casos), Miami-Dade (33 casos), Orange (5 casos), Osceola (4 casos), Palm Beach (4 casos), Polk (3 casos), Santa Rosa (1 caso), Seminole (1 caso), St. Johns (1 caso).