Zika: Miami-Dade se prepara para chuvas fortes e possíveis inundações

Por Gazeta News

inundacao miami-dade site
[caption id="attachment_123952" align="alignleft" width="300"] Chuvas fortes causam inundações que podem acumular água em pontos que podem virar local de reprodução do mosquito do Zika vírus. Reprodução: Local 10. [/caption]

Miami-Dade está se preparando para possíveis inundações graves que podem vir a ocorrer até o próximo domingo, caso a tempestade tropical que segue pelo Atlântico chegue forte ao sul da Flórida.

Como tem chovido bastante nos últimos dias, as autoridades estão em alerta e preocupadas porque, com o solo permanecendo sempre úmido, o risco de inundações é maior.

A preocupação é maior agora também porque, com possíveis inundações, haverá mais água parada em alguns pontos - um terreno fértil e primordial para os mosquitos da Zika se propagarem.

Os oficiais do condado estão pedindo aos moradores para drenarem a água parada depois das chuvas e cobrirem caixas d’água e qualquer objeto que possa acumular água.

De acordo com as autoridades, leva cerca de quatro dias para os mosquitos iniciarem a reprodução. Equipes de controle de mosquitos do condado já pulverizaram 60.000 bueiros para livrar a área de mosquitos portadores do vírus Zika.

O prefeito de Miami-Dade, Carlos Gimenez, disse que o município está pronto para fazer ainda mais para atacar o problema do mosquito, uma vez que a tempestade passe.

"Todos os drenos estão sendo tratados agora com larvicida, e vamos continuar a tratar todos os drenos com larvicida, e que vai matar qualquer larvas por 30 dias", disse ele. "Nós vamos para a comunidade e onde houver água parada pode ser uma área de reprodução do mosquito, e vamos tratar essas áreas."

Moradores do condado preocupados com as inundações ou o vírus Zika que quiserem informações ou sugestão podem ligar para o número 311.

Fonte: Local 10.