Ativistas da campanha “We Are Florida!” celebraram, no dia 11, a “morte” de nove projetos de lei anti-imigrantes e anti-refugiados com o fim da Sessão Legislativa da Flórida de 2016. Ao longo da sessão, milhares de famílias de imigrantes, trabalhadores rurais, líderes religiosos e eleitores foram a Tallahassee para expressar sua frustração com o legislativo do Estado, liderado por republicanos.
No dia 4 de fevereiro, a Câmara da Flórida chegou a aprovar o projeto de lei, que exigiria cooperação de oficiais locais e estaduais com o governo federal para prevenir cidades de aprovarem políticas chamadas de “santuário” para indocumentados.
A notícia causou pânico em comunidades imigrantes, incluindo a brasileira na Flórida. Vários brasileiros disseram receber mensagens de que a imigração já estaria atrás de indocumentados, mas advogados pediram calma e esclareceram que a lei ainda não estava em vigor. O Senado tinha até o dia 11 de março para votar na lei que, no entanto, não foi colocada na agenda. Agora, o grupo ativista Florida Immigrant Coalition promete incentivar que residentes permanentes da Flórida tirem a cidadania para votar em novembro nas eleições presidenciais, sob a mensagem que, mesmo com a legislação “morta”, eles não se esquecerão disso nas urnas.