A Globo já colocou seu bloco na rua para mostrar ao público o que as escolas de samba preparam para os desfiles de carnaval deste ano. Além de revelar tudo o que acontece nos barracões das escolas em reportagens e séries especiais nos telejornais, cerca de dois mil profissionais trabalham para transmitir todos os detalhes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Desfiles em São Paulo
Na capital paulista, Chico Pinheiro e Monalisa Perrone ancoram a transmissão, com Celso Viáfora, Alemão do Cavaco e Ailton Graça, que passa a integrar o time de comentaristas. Apaixonado por carnaval e veterano na cobertura, Chico Pinheiro está otimista para a festa desse ano, a 15ª de seu currículo. “Depois de visitar os barracões e ver as alegorias, constato que o Carnaval de São Paulo vem, de novo, maravilhoso e surpreendente. A beleza da criatividade espanta a crise”, conclui. A também veterana Monalisa Perrone, que em 17 anos de Globo já cobriu 16 carnavais, só não participou da cobertura no ano em que seu filho nasceu, durante um carnaval! Esse é o seu terceiro ano como narradora dos desfiles. “Eu e Chico estabelecemos uma grande parceria no carnaval. Além disso, a interação que temos com os comentaristas faz com que as pessoas em casa também sintam que fazem parte da nossa festa”, explica a apresentadora.
Os repórteres José Roberto Burnier, Tiago Eltz, Michelle Barros, Michelle Loreto, Veruska Donato, Daiana Garbin, Phelipe Siani, Walace Lara, Graziela Azevedo, Renata Ribeiro, Sabrina Simonato, Filippo Mancuso e Carla Modena estarão espalhados pela Avenida nos dois dias de desfile, trazendo informações da concentração, da dispersão, do meio da Avenida e dos camarotes. André Azeredo se junta a Marcio Canuto na missão de mostrar a animação do público que lota as arquibancadas populares.
O canal internacional da Globo exibe os desfiles em São Paulo na sexta-feira, dia 5 e, sábado, dia 6, nas Américas, Europa e África. No Japão e Austrália, a transmissão será feita nos dias 6 e 7 de fevereiro.
Desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro
Fátima Bernardes e Luis Roberto comandam juntos a transmissão do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Repetindo o sucesso dos dois últimos carnavais, a dupla de narradores estará no estúdio com os comentaristas Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha. Cerca de um mês antes da festa, Fátima e Luis Roberto dão início às entrevistas e à grande pesquisa que os ajuda na preparação para a transmissão. São conversas longas e minuciosas com carnavalescos, coreógrafos, mestres de bateria, puxadores e diretores de harmonia, entre outros. “Eles nos passam todos os detalhes da apresentação que será feita e também os possíveis truques e novidades que serão levados para a Avenida”, explica Luis Roberto, que narra os desfiles desde 2010. Fátima conta que os dois se complementam: “Estudamos juntos, mas o Luis foca nos detalhes e conseguimos completar as informações um do outro, ao longo do desfile”.
Tiago Leifert participa da transmissão pelo terceiro ano consecutivo, recebendo personalidades que se destacaram em cada um dos desfiles, à medida que as agremiações chegam à dispersão. Espalhados pela Avenida, os repórteres Lília Teles, Mariana Gross, Ari Peixoto, Mônica Sanches, Tatiana Nascimento, Ana Luiza Guimarães, Flávia Jannuzzi, Paulo Renato Soares, Mônica Teixeira, Carlos De Lannoy e Fábio Júdice mostram tudo o que acontece na Marquês de Sapucaí. Alex Escobar, veterano na transmissão da Série A, se junta ao time de repórteres do Grupo Especial para mostrar tudo o que se passa na concentração da bateria das escolas.
O canal internacional exibe o Desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro no domingo e na segunda-feira, dias 7 e 8, nas Américas, Europa e África. No Japão e Austrália, a transmissão será feita nos dias 8 e 9.
Na WEB
A partir de sexta-feira, dia 5, e durante todo o carnaval, os usuários do Twitter que usarem a hashtag #Globeleza poderão conferir um Emoji exclusivo inspirado nas cores do Carnaval da Globo. A hashtag também estará presente na tela da TV durante a transmissão. A parceria inclui ainda uma página exclusiva no G1 com as palavras de maior repercussão no Twitter durante os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. A parceria também movimentará as redes sociais com a “Torcida das Escolas de Samba”. Cada escola de samba terá sua própria hashtag e, ao fim do Carnaval, será possível saber qual foi a escola mais citada pelos internautas.
O G1, o portal de notícias da Globo, também traz novidades para a cobertura de carnaval deste ano. Uma delas é o Especial 360º que vai mostrar, em vídeo, uma visão diferente e imersiva dos desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a transmissão, a interatividade da folia de momo ficará toda no G1: o internauta poderá, por exemplo, enviar vídeos colaborativos de onde estiver vendo os desfiles. A abrangência do G1 será nacional, com cobertura em todos os estados brasileiros. Será possível conferir de perto os trios elétricos de Salvador, o frevo de Recife, e as diversas manifestações culturais e de carnaval de rua pelo Brasil. Antes do início da festa, o site já colocou no ar a agenda dos blocos e o serviço de trânsito de todo país. Só no Rio de Janeiro são esperados mais de 500 blocos de rua, e em São Paulo mais de 350. A ordem dos desfiles já está disponível no site, e toda a prestação de serviço será atualizada durante todo o feriado.