Tudo sobre Azeite de Oliva

Por Por GIOVANA GUIDO

Saude Bem Estar

O azeite de oliva extra virgem está popularizando-se cada vez mais. O produto é reconhecido como alimento funcional (benefícios extras além da nutrição), pois possui vários antioxidantes capazes de prevenir doenças do coração, derrame, câncer e também fortalecer o sistema imunológico.

Entre as opções de óleos existentes no mercado atual, o azeite é considerado o mais benéfico ao organismo. O papel dos antioxidantes existentes nele é inibir os radicais livres que circulam no organismo e que podem causar muitos danos à saúde. Lembrando que são várias as situações que aumentam produção de radicais livres em nosso corpo: estresse, exercícios intensos, fumo, má-alimentação, poluição, doenças, remédios, etc.

Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único extraído do fruto (azeitona). Possui gordura monoinsaturada (gordura saudável), vitaminas (principalmente vitamina E), minerais e vários compostos antioxidantes.

O hábito de uma alimentação saudável com azeite também será capaz de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (bom colesterol), que protege as artérias e reduz os triglicérides do sangue.

O melhor tipo de azeite é o prensado a frio com acidez menor que 1%. O ideal é de até 0,5%. Outra observação: por ser um óleo puro e muito sensível, o azeite não deve ser consumido quente ou passar por processos em que haja forno ou fogão. A melhor forma de manter sua gordura saudável e vitaminas é consumi-lo cru e frio (sobre alimentos quentes ou frios). Atenção também à embalagem: o azeite deve estar em uma garrafa escura e de vidro.

Esse tipo de óleo é essencial aos esportistas e atletas uma vez que seu aporte calórico é alto e oferece boa nutrição ao organismo. Para quem quer ganhar massa magra, indico o consumo de azeite 3x/dia (3 colheres de sopa) para que a dieta seja reforçada com mais calorias. Para quem quer emagrecer, indico consumir o azeite 1 ou 2x/dia (de 1-2 colheres de sopa).