Acorrenteza do mar pode ser um perigo para os banhistas. Na última quinta-feira, 2, uma mulher de 35 anos morreu e um homem de 39 anos está se recuperando no hospital depois de serem pegos por uma forte corrente no mar de Miami Beach.
O porta-voz da polícia de Miami Beach, Ernesto Rodriguez, disse que as autoridades receberam uma ligação para o 911 às 6:53pm da última quinta-feira , 2, sobre seis pessoas de uma mesma família que estavam em perigo na água na parte de Collins Avenue e da 17th Street.
Além dos policiais de Miami Beach, os oficiais da Ocean Rescue e Fire Rescue responderam imediatamente à cena e fizeram o resgate. Os socorristas fizeram tudo o que podiam para salvar Perez, que foi avistada a cerca de 400 metros da costa.
"Agentes do Ocean Rescue entraram na água, nadaram até a Sra. Maria Perez, colocaram em uma prancha de resgate e trouxeram-na de volta à costa para ser transportada para o Monte Sinai", explicou Rodriguez. Ela não resistiu e acabou falecendo no hospital.
Já o homem, Eleazor Rangel, foi resgatado por um barco da polícia e está em condição estável no hospital.As quatro vítimas restantes, Juan Rodriguez, 37, duas meninas e um menino, todos com 11 anos, conseguiram chegar à costa com a ajuda de outras pessoas, disse Rodriguez.
Todos os sobreviventes foram levados para o hospital, onde foi informado que estão em condições estáveis.
Houve pânico e algumas pessoas que estavam na praia começaram a filmar o momento, enquanto outras entraram no mar para ajudar quem estava se afogando.
Investigadores acreditam que a família, que é de Chicago mas estava hospedada em West Palm Beach, passava o dia em South Beach quando foi pega em uma correnteza. Com informações do Local 10.
Abaixo estão algumas dicas da polícia de Miami Beach sobre como fugir de uma correnteza:
1) Fique calmo.
2) Não lute contra a corrente.
3) Escape nadando lateralmente e, em seguida, em ângulo em direção à costa.
4) Se você não conseguir escapar nadando, flutue ou mantenha os pés em movimento como se estivesse andando dentro da água.
5) Se achar que não conseguirá chegar à costa, faça sinais com os braços para obter ajuda.
Correntezas ou rip current
As correntezas (rip currents, em inglês) são descritas pelos National Ocean Service como "canais estreitos de água em movimento rápido" que são predominantes ao longo das costas Leste, do Golfo e Oeste dos Estados Unidos, bem como ao longo das margens dos Grandes Lagos. "Movendo a velocidades de até oito pés por segundo, as correntes de propulsão podem se mover mais rápido que um nadador olímpico", alerta a agência. "Os salva-vidas resgatam dezenas de milhares de pessoas de correnteza nos EUA todos os anos, mas estima-se que 100 pessoas sejam mortas por correntes de ar anualmente", afirma a National Ocean Service . Leia aindaPraias do sul da Flórida estão sob alerta de correnteza

