As autoridades norte-americanas disseram nesta segunda-feira(25) que estavam abrandando parcialmente a proibição de portar líquidos e géis em bagagens de mão nos vôos. Uma medida adotada em agosto deste ano após o governo de inglês dizer que haviam frustrado um complô para explodir vôos transatlânticos que seguiam para os EUA.
Segundo a Administração de Segurança nos Transportes, os passageiros poderão levar itens de toalete de até 90 ml em uma sacola de plástico transparente. Também poderão levar bebidas e outros itens adquiridos nas áreas seguras do aeroporto.
Brilho de lábios e loção de mão não serão mais retidos por seguranças dos aeroportos. Esses itens serão avaliados e colocados nas bagagens que os passageiros levarão a bordo, se passarem pela segurança.
"Após a proibição total inicial, aprendemos o bastante com a investigação britânica para dizer com confiança que líquidos em vasilhas pequenas podem passar pelos postos de checagem em números limitados", disse Kip Hawley, secretário-assistente da AST.