O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos determinou que bancos e instituições financeiras deixem de utilizar aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, no atendimento a clientes. A medida deve ser cumprida até o fim de abril e faz parte de um esforço para reforçar a segurança no sistema financeiro do país.
Segundo a autoridade monetária, o uso crescente dessas plataformas representa alto risco, especialmente em relação a fraudes, golpes de impersonação e invasões de contas. Além disso, há preocupação com a confidencialidade das informações, já que dados bancários podem ser facilmente compartilhados por meio de encaminhamentos e capturas de tela.
Outro ponto crítico envolve o armazenamento de dados. A legislação dos Emirados exige que informações financeiras e pessoais sejam mantidas dentro do país, o que não pode ser garantido em aplicativos como o WhatsApp, onde os dados podem ser processados ou armazenados em servidores no exterior.
Com a nova regra, instituições financeiras ficam proibidas de usar aplicativos de mensagens para solicitar, enviar ou receber dados de clientes. Também não será permitido realizar transações, como transferências e pagamentos, nem abrir ou encerrar contas, definir senhas ou enviar códigos de verificação por esses meios.
Documentos como extratos, formulários e identificações pessoais também não poderão ser compartilhados por essas plataformas. A proibição vale mesmo quando ferramentas como VPN são utilizadas.
O descumprimento das normas pode resultar em sanções administrativas, multas e outras medidas regulatórias. A decisão segue uma série de mudanças recentes no setor bancário dos Emirados, incluindo a proibição do uso de senhas de uso único (OTP) anunciada no fim de março.
Fonte: Time Out Dubai
