Cristina Boner fala sobre encarar desafios do mercado de trabalho

Por POR | Gazeta News

Cristina Boner fala sobre encarar desafios do mercado de trabalho.

Autenticidade é coisa rara e considerado um diferencial no mercado, certo ?

Cristina Boner: Eu falo para vocês, uma coisa que a gente aprende e que todos precisam ter: Autenticidade, propriedade daquilo a que se pode atribuir fé; legitimidade.

Cristina Boner: Penso que um dos diversos significados da palavra autenticidade é “aquilo que é verdadeiro”. Por isto sempre agi com a verdade, expressando os meus sentimentos e opiniões sem temer retaliação. A autenticidade não é corruptível, o que corrompe as pessoas é o poder, não o dinheiro.

Cristina Boer: A vida é imponderável! o comportamento das pessoas sob a influência do poder se torna mais impulsivo, e com menos consciência dos riscos das suas escolhas. Quando vemos algum empresário começa a crescer em curva ascendente e chegar ao topo, observamos que ele acaba sendo seduzido por essa sensação de poder. Acha que pode comprar barco, casa, e esquece de guardar. Mas como mencionei, o imponderável pode acontecer, um cliente acaba dando um “cano”, o mercado muda de posição, um concorrente entra repentinamente e coopta seus colaboradores e mais o que imaginar. Então vem à tona a pergunta: Cadê a reserva?

Cristina Boner: Não tem um imóvel, não tem um dinheiro guardado, não tem nada e pode até ser de que tenha perdido a família, porque muitas vezes quando a pessoa se encontra nessa situação a tendência é perder tudo. Por isto, o poder é sempre perigoso. Atrai os piores e corrompe os melhores.

Cristina Boner: Então assim, o poder corrompe e o poder estraga, mas a autenticidade não deixa que isso aconteça. A transformação pessoal se da quando as suas relações são autenticas, quando você não utiliza máscaras nem fachadas, exprimindo abertamente os sentimentos e as atitudes que ocorrem, não importando se você é lindo e maravilhoso. Por fim, quando as pessoas são aceitas e consideradas, quando as pessoas são ouvidas de modo empático elas tendem a desenvolver uma atitude de maior consideração em relação a si mesma, e isso possibilita ouvir mais cuidadosamente o fluxo de suas experiências internas.

E quanto ao desejo de realizar, e "nunca desistir, sempre persistir"

Cristina Boner: Se você gosta de realizar, então já é um bom caminho, já é um bom começo. Se você é obstinado, ou seja, você acredita naquilo e você é aquele tipo de pessoa que persiste, que não se deixa convencer, firme, isso é maravilhoso. Porque eu acho que a minha principal característica é a persistência. Eu demoro para tomar uma decisão que vá contra aquilo que eu acredito, eu demoro muito porque o meu cérebro funciona por várias visões sobre o mesmo tema.

Cristina Boner: É preciso identificar não apenas a ideia, mas também ler as entrelinhas, o que exige uma interação com o seu conhecimento de mundo. Minha tarefa é, portanto, compreender o sentido global, de forma autônoma para então tomar uma decisão.

Cristina Boner: Mas para realizar tem também aquela coisa assim, de não se tomar uma decisão na explosão, na emoção. Se isso ocorrer, eu posso estar botando a perder coisas boas que eu iria ganhar e que a comunidade iria ganhar, então por esse motivo, eu desenvolvi meu autocontrole emocional. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para obter inteligência emocional e focar naquilo que importa.

Cristina Boner: Em relação a persistência, penso que é uma característica fundamental para o sucesso, pois significa que não se desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem se deixar se abalar por quaisquer fatos ou críticas negativas.

Cristina Boner: Então, uma coisa que aconselharia, que daria de dica para essa geração nova “Milenium” que troca-troca de emprego o tempo (o que para mim isso está super errado) é que sejam persistentes. Porque? Uma empresa vive de altos e baixos, picos e vales. Então você está aqui neste momento curtindo estar trabalhando numa Startup e ela está subindo, crescendo e de repente, acontece um monte de fatores, variáveis da economia, concorrência, mercado e ela começa a descer, cair.

Cristina Boner: Se você sair e não pegar essa rodada, não pega essa experiência, você nunca saberá lidar com as adversidades, só ficará vivenciando coisa boa e acabará não aprofundando a sua experiência nos desafios, porque é nestes momentos em que as coisas estão difíceis que as pessoas crescem. Não é que se precise sofrer, mas a dor faz nós termos uma outra dimensão da vida, enxergar nossos próprios defeitos e desenvolver resiliência para começar tudo de novo. Isto transforma você no sentido de ficar mais atento, cuidadoso, desconfiado, mais ressabiado.

Como resultado deste processo, você fica mais seguro de escolher com precisão a melhor direção.

Encarar Desafios

Cristina Boner: Desafio é apenas um do caminho para aumentar o seu amadurecimento e te ensinar, através da superação, que você é muito mais forte do que pode. Falando por exemplo sobre dinheiro ARLAINE CASTRO o, eu costumo dizer que “dinheiro sempre pinta", porque tenho tanta confiança no meu potencial que eu sei que em algum momento ele vai vir.

Cristina Boner Leo: A vida é um trator, e o tempo não para. Não dá para parar e ficar chorando pelos cantos pensando que tudo vai mudar sem nada fazer. Em minha empresa, eu digo: "gente, não me chamem para coisas fáceis, me chamem para as coisas que vocês não conseguem resolver", porque quanto maior o desafio maior minha disposição de enfrentá-las. Por exemplo, quando você tem de “fechar” um negócio, existem variáveis que são controladas e outras variáveis que não são controladas, como a variável do cliente.

Cristina Boner: Muitas pessoas buscam ficar em sua zona de conforto, onde se encontra a que se dá bem da porta pra dentro, porque ? porque é a variável controlada. O que quer dizer isso? Vamos imaginar um ambiente de uma casa, a pessoa que está trabalhando lá, não tem que se preocupar em ganhar dinheiro pra comprar o produto de limpeza, afinal ela vai receber o produto de limpeza que vai utilizar na limpeza, sabe o que que deve limpar ( isto seria a variável controlada dela).

Cristina Boner: Quando você é empresário, você sabe que você tem que limpar, mas você tem que dar um jeito de arrumar dinheiro para comprar o produto da limpeza e procurar clientes para vender seu “serviço” (isto seria a variável que não é controlada). Por isto sempre digo, que conseguimos nos desenvolver a medida em que proporcionamos outras formas de pensar e agir. A reflexão e feedback são recursos importante para encarar e superar desafios.

Bruna Boner: A motivação existe e está dentro de nós, basta mudarmos nosso paradigma. E essa mudança interna, depende muito de seu esforço pessoal.

Cristina Boner: Para finalizar, não existe uma formula magica para o sucesso, mas toda receita possui sempre os mesmos e melhores ingredientes : Planejamento, é preciso viver o presente sem deixar de olhar o futuro ; Organização pois sem método não se consegue produzir; Autoestima, acredite no seu potencial; Determinação para não desistir, Flexibilidade para se adaptar as mudanças cada vez mais rápidas; Gestão do tempo para poder realizar o que pretende e sempre buscar estar atualizado.

Youtube

 https://www.youtube.com/user/cristinaboner

Instagram: @cristina.boner

https://www.instagram.com/cristina.boner/

Site: Cristina Boner

https://cristinaboner.com.br/