Metaverso: O quê? Por quê? Quando?

Por Claudio Goldberg

Metaverso: O quê? Por quê? Quando?

Segundo, compartilhou Cristina Boner, a próxima onda de oportunidades está chegando e vem forte.

Se você já viu o filme Ready Player One e se lembra do Oasis, então você já sabe como o metaverso pode ser. Metaverso é uma palavra cunhada por Neal Stephenson em seu romance de ficção científica de 1992, Snow Crash.

Muitas grandes tecnologias começam a ver esse conceito revolucionário como sua próxima direção de desenvolvimento. O metaverso é um mundo virtual 3D imaginário e totalmente desenvolvido que inclui todos os tipos de conteúdo. "Meta-" é grego e significa "além" ou "superior", enquanto "-verso" é extraído do termo "universo" e frequentemente usado como sufixo ao descrever mundos ou universos alternativos.

Na verdade, se reduzirmos o padrão de inclusão e amplitude, ou seja, a parte "meta-" do metaverso, então cada videogame pode ser visto como um mini-metaverso em si, porque cada jogo tem um cenário de mundo virtual e um conjunto de regras, não importa se é Fortnite, Warcraft ou Super Mario. Quando você mergulha na configuração do jogo, você já está nesse mini-metaverso. Por outro lado, se ignorarmos a profundidade do conteúdo virtual, ou seja, a parte "verso" do metaverso, então todas as plataformas de distribuição de jogos do mini navegador, ou Chrome Web Store também atendem a essa definição frouxa de "metaverso".

O metaverso de que estamos falando aqui é a configuração completa. Segundo Cris boner cita há oito características do metaverso: identidade, variedade, amigos, em qualquer lugar, imersivo, economia, baixo atrito e civilidade. Em um metaverso desenvolvido, pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Todo mundo tem um avatar e desfruta de sua identidade no metaverso. Porque no final, você é o usuário que vive dentro.

 

O que o Metaverse pode trazer para nós?

Se essa explicação é difícil de imaginar, existe um mundo virtual que é bastante desenvolvido, e que são notavelmente próximo ao metaverso: Roblox. Roblox é uma plataforma de jogos – ou digamos que alguém colocou um fliperama de diversões online – onde você tem sua identidade única e exclusiva para todas as variedades de jogos. Você pode se conectar e socializar com seus amigos online de qualquer lugar do mundo, e você pode até mesmo criar jogos nele. Embora o estilo gráfico seja um pouco bloqueado ou Lego-ish, sua configuração física é realista e o espaço para a criatividade é infinito. Muito provavelmente, ouvimos falar de Grand Theft Auto, um dos jogos mais famosos do mundo aberto. Imagine que há uma versão aprimorada de realidade virtual (VR) – então é o Jailbreak em Roblox. O jogo é o primeiro passo para as pessoas conhecerem o metaverso, mas há mais aplicativos do que apenas jogos. Vários shows virtuais foram realizados por Marshmello, Travis Scott e Ariana Grande, atraindo dezenas de milhões de pessoas em Minecraft, Fortnite, ou Roblox.

Considerando o desenvolvimento de dispositivos metaversos em conjunto com uma base de usuários crescente, não parece ridículo levar shows virtuais ou festivais a um nível ainda mais alto, com mais interações e uma melhor experiência do usuário. Afinal, Dave Baszucki, o CEO da Roblox,disse que o conteúdo gerado pelo usuário é seu foco – o metaverso não será criado por sua equipe, mas pelos usuários.

O elemento essencial, como menciona Cristina Boner Leo Silva, o trabalho é uma parte essencial de nossas vidas. Durante a pandemia COVID-19, a forma como trabalhamos mudou drasticamente. A Microsoft Teams introduziu o "modo conjunto" em julho de 2020, que pode reunir os participantes em uma sala virtual, permitindo que o alto-falante interaja mais facilmente com o público. Mas a ambição da Microsoft é maior: a Mesh permitirá que seus usuários interajam virtualmente entre si, e com objetos virtuais, para permitir que todos os participantes do encontro tenham um sentimento de presença. As organizações podem construir mundos virtuais dentro da Malha; reunindo marceneiros se juntarão ao metaverso com seus próprios avatares e colaborarão em um mundo de realidade mista. Os apresentadores podem desenhar gráficos e apresentar seus modelos ou protótipos em Mesh. Ao mesmo tempo, Meta fez algo semelhante. Depois que o Facebook, Inc. mudou seu nome para Meta Platforms, Inc., seu serviço principal não mudou: conectar pessoas. A Meta tem seu produto de colaboração de trabalho chamado Horizon Workrooms. Com um login de conta de trabalho, você pode interagir com todos os colegas do metaverso. Você pode até mesmo trazer sua mesa e teclado para o metaverso, e fixar imagens do seu computador diretamente para o quadro virtual em Workrooms. Imagine aprender novas habilidades e ganhar conhecimento uma vez que o metaverso esteja totalmente desenvolvido. Conhecer máquinas complexas, objetos frágeis ou assuntos perigosos no metaverso antes de vê-los na realidade seria muito útil para os alunos.

Além de uma experiência imersiva, o metaverso também pode ter impacto significativo na economia. O modelo de jogo play-to-earn pode ser visto amplamente utilizado, para incentivar o engajamento dos usuários. Jogadores profissionais que vendem itens no jogo, como skins de personagens para moeda virtual ou mesmo dinheiro fiduciário, não é um novo modelo de negócio. Além do comércio dentro do metaverso, também podemos esperar um boom de tokenização de arte digital em tokens não fungíveis no metaverso, acompanhados de leilões de arte virtual. Até mesmo o negócio imobiliário, no metaverso já começou, pois, as pessoas podem comprar propriedades virtuais e terras virtuais. O Sandbox, um metaverso de jogos, já atraiu US$ 86,56 milhões em vendas de terras de token não fungíveis. Mas quando há comércio, há golpe. Me adote! em Roblox introduziu uma licença comercial para lutar contra o aumento de golpes virtuais de animais de estimação no início de 2020. Não será surpreendente se um sistema de regulação financeira mais complexo ou um sistema de tributação eventualmente será criado.

 

Por que algumas pessoas estão preocupadas?

Cristina Boner conta que o ceticismo em relação à tecnologia inovadora não é raro. Depois de superar a incerteza, o metaverso pode avançar um passo à frente.

Os algoritmos das plataformas de mídia social impulsionam o efeito câmara de eco – que as pessoas estão isoladas com pessoas que compartilham as mesmas opiniões em diferentes bolhas.] Louis Rosenberg, o inventor do primeiro sistema interativo de realidade aumentada (AR), argumentou que o metaverso pode manipular nossa experiência diária de realidade ainda mais do que as mídias sociais, se rotular como "ateu" ou "republicano" estão publicamente ligados à identidade virtual dos usuários. Pode piorar a situação se os usuários não puderem estar cientes de que outros podem ver esses rótulos. Isso pode amplificar a divisão, ostracizar grupos, ou até mesmo impulsionar o ódio e a desconfiança. Eventualmente, poderia tornar a sociedade online mais polarizada e pode trazer isto para o mundo real.

O metaverso também alterará o sentido do nosso entorno e o substituirá por conteúdo virtual, mas ainda não temos certeza dos efeitos completos sobre os seres humanos, nem física nem mentalmente. Em Arkangel (4ª Temporada Episódio 2 da série de TV Black Mirror), o controle parental pode ser implementado diretamente nos olhos das crianças, e sua visão pode ser extraída em tempo real e armazenada para supervisão dos pais. O aplicativo levou a um resultado infeliz, embora a aplicação do filtro tenha sido projetada para proteger os adolescentes de visões inadequadas.

Há também críticas de outra direção, ou seja, que os seres humanos devem se concentrar em explorar o espaço sideral, em vez de se concentrar no mundo virtual. De acordo com o astrônomo Nikolai Kardashev, o avanço tecnológico de uma civilização pode ser medido pelo seu nível de uso de energia. Projetar inovação e criatividade para o uso no mundo real, como pesquisar energia renovável ou energia de fusão nuclear, pode levar a humanidade a uma civilização tipo 1. Liu Cixin, um escritor de ficção científica vencedor do Prêmio Hugo, enfatizou a importância da exploração espacial e criticou o metaverso como uma involução da civilização da humanidade. Elon Musk também trollou recentemente Mark Zuckerberg e Meta através de seu meme no Twitter.

Chamar o metaverso de pesadelo distópico é muito exagerado, mas essas preocupações são razoáveis. Ninguém quer replicar o pior efeito existente das mídias sociais para a nova versão aprimorada. Para responder às perguntas acima, precisamos da ajuda do envolvimento tecnológico para impulsionar o desenvolvimento do metaverso, bem como mais usuários para que o conceito se desenvolva de forma mais saudável.

Os seres humanos têm tentado explorar como percebemos o entorno e interpretamos o mundo por milhares de anos. Com a ajuda da tecnologia, o metaverso evoluiu de um conceito de ficção científica para um mundo virtual criado pelo usuário. À medida que há mais investidores e usuários percebendo o metaverso, podemos esperar que o metaverso se desenvolva e melhore em uma velocidade mais rápida, e finalmente alcance um metaverso ideal que beneficie a todos nós.

 

Quando o Metaverso chegará aqui?

A ideia de um metaverso não é tão diferente, em movimento livre, ainda está longe de ser realizada, comentou Neal Stephenson. A Bloomberg Intelligence estimou que o mercado de metaversos pode chegar a US$ 800 bilhões em 2024, representando uma taxa de crescimento anual composta de 13,1%. Consideramos que as seguintes indústrias relacionadas serão mais úteis para o desenvolvimento do metaverso. Da mesma forma, o metaverso ajudará essas indústrias a crescerem por sua vez.

Plataformas Metaversas: As plataformas Metaverse fornecem a base de ambientes virtuais e mundos digitais aos quais todos os usuários podem se conectar e interagir. Meta, Microsoft e Roblox têm seu foco diferente no futuro metaverso.

Dispositivos Metaversos: As empresas de realidade estendida (XR) estão envolvidas no fornecimento de dispositivos. A relação entre dispositivos de realidade virtual (VR) e o metaverso é autoexptantária, pois sem dispositivos não há experiência imersiva para os usuários. Dispositivos de realidade aumentada (AR) são igualmente importantes para o metaverso, especialmente quando se trata de colaboração de trabalho. Os componentes dos dispositivos XR incluem, mas não se limitando a sensores, óculos inteligentes, motores hápticos e outras soluções interativas. Dado que partes significativas do metaverso precisam ser renderizadas em 3D, uma alta demanda de unidades de processamento gráfico não pode ser negligenciada.

Software Metaverse: A tecnologia de software é a base para a experiência imersiva. A tecnologia de software inclui framework de software ou motores de jogos, motores de física, soluções de conteúdo 3D em tempo real, soluções de visão, serviço XR, sistema de som interativo e compressão de vídeo, entre outros. Aqui estão algumas empresas representativas que cobrem diferentes áreas metaversas:

Meta, Inc. (Estados Unidos) é a empresa-mãe de muitos aplicativos de mídia social, incluindo Facebook, e Instagram. A visão da empresa é ajudar a levar as tecnologias sociais a um novo nível. Por exemplo, a Meta tem seus Laboratórios de Realidade que pesquisa tecnologias AR e VR, e lançou horizon worlds, que se assemelha à sua visão do metaverso.

  • Microsoft, Corp. (Estados Unidos) aproveitou sua inteligência artificial e tecnologia em nuvem para conectar usuários através de telefones celulares, tablets, PCs ou dispositivos VR, e lançou o Dynamics 365 Connected Spaces e Mesh for Microsoft Teams, dois produtos que ajudam na evolução do metaverso.
  • Roblox, Corp. (Estados Unidos): Fundada em 2004, tornou-se pública em 2021 e é conhecida por sua plataforma de jogos online e sistema de criação de jogos – Roblox. Possui uma comunidade online de 47 milhões de usuários ativos diários em todo o mundo.
  • Nvidia, Corp. (Estados Unidos), fornece chips de GPU, um dos componentes mais importantes para dispositivos metaversos. A Nvidia também montou uma plataforma de simulação como o metaverso para engenheiros – Omniverse.
    veja também:

Bruna Boner mostra o futuro das redes sociais de acordo com o CEO do Twitter

Bruna Boner mostra o maior projeto de energia renovável da Amazon

Cristina Boner mostra se tornar mais focado para ganhar mais dinheiro

Bruna Boner Léo Silva e Cristina Boner falam sobre empreendedorismo pós pandemia

Bruna Boner Léo Silva e Cristina Boner falam sobre Formação de Liderança