A seleção brasileira adulta feminina realiza seus últimos treinos em Saquarema, no Rio de Janeiro, antes da viagem para o Campeonato Mundial, que será realizado de 31 de outubro a 16 de novembro, no Japão.
O treinador José Roberto Guimarães aproveita essa semana para acertar os últimos detalhes da equipe. Os adversários da da primeira fase da competição serão Porto Rico, Casaquistão, Holanda, Estados Unidos e Camarões.
'A equipe está no ponto que eu esperava. Estamos treinando todas as jogadoras em todas as posições, já pensando nas equipes que vamos enfrentar. Nestes dias que faltam para o início do Mundial daremos prioridade ao passe, à relação entre bloqueio e defesa e aos contra-ataques', disse Zé Roberto.
A Seleção embarca neste domingo, dia 15, para a Alemanha, onde fará dois jogos treinos contra a equipe alemã, na terça e quarta-feira.
Após os amistosos a delegação desembarca no Japão no dia 23. 'Vamos aproveitar estes amistosos na Alemanha para dar ritmo de jogo a toda o grupo. Além disso, as alemãs poderão ser nossas adversárias na segunda fase, quando teremos uma chave bem mais difícil do que na fase inicial', explica Zé Roberto.
O técnico anunciou que vai cortar uma jogadora até a viagem para a Alemanha, provavelmente nesta quinta ou sexta-feira. Ele conta atualmente com 13 atletas e só 12 podem disputar o Mundial.
'Esta será a parte mais complicada. Vou chorar muito depois deste corte porque será o último antes do Mundial, que só acontece de quatro em quatro anos, e todas as jogadoras estão se empenhando muito. Começamos a discutir este assunto na semana passada e ainda não decidimos quem será cortada. Vou ver qual é a melhor opção para a equipe, qual jogadora poderá ajudar em todos os sentidos', diz o treinador.