Mais de 5,1 milhões de libras de carne bovina crua que pode estar contaminada com salmonela está sendo recolhida do mercado pela JBS Tolleson, Inc., informou o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos nesta terça-feira, 4.
A carne retirada do mercado foi produzida e embalada entre 26 de julho e 7 de setembro de acordo com o FSIS. Os produtos foram distribuídos em todo o país e incluem as marcas Kroger, Cedro River Farms, Grass Run Farms e JBS genéricos, entre outros.
Esta é uma expansão de um recall que foi lançado pela primeira vez em outubro pelo mesmo motivo. A quantidade total de "produtos de carne crua não intacta" que foram recolhidos excede agora mais de 12 milhões de libras.
A carne bovina retirada está ligada a um surto de salmonela que em 15 de novembro causou a mal-estar em 246 pessoas em 25 estados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Nenhuma morte foi relatada, mas 56 pessoas foram hospitalizadas.
"O FSIS continua investigando doenças associadas a esse surto generalizado e produtos adicionais de outras empresas também podem ser envolvidos", disse o aviso de recall.
JBS anuncia recall de 6,5 milhões de libras de carne por surto de salmonela
Ainda segundo o aviso, os consumidores devem descartar ou devolver qualquer carne retirada. O FSIS disse estar preocupado com o fato de os consumidores terem, sem saberem, retirado carne em seu freezer. Além disso, "consumir apenas carne moída que foi cozida a uma temperatura de 160 ° F. Outros cortes de carne devem ser cozidos a uma temperatura de 145 ° F e descansar por pelo menos 3 minutos", disse o USDA. Os sintomas da salmonela geralmente começam dentro de 12 a 72 horas após consumir alimentos contaminados. Estes podem incluir diarreia, cólicas abdominais e febre que duram entre quatro e sete dias. A maioria das pessoas se recupera por conta própria, mas aqueles que experimentam diarreia persistente podem precisar ser hospitalizados.JBS
A JBS é a maior empresa de processamento de carne bovina do mundo e a maior indústria brasileira de alimentos. No Brasil, é dona das marcas Friboi Seara e Big Frango evirou destaque em 2017 pelos escândalos da Operação Carne Fraca e as delações de executivos da empresa, que colocaram o presidente Michel Temer no centro de um escândalo de corrupção. Consumidores com dúvidas sobre o recall podem entrar em contato com a Linha direta de consumidores da JBS USA no telefone (800) 727-2333.
