O furacão Ian atingiu o oeste de Cuba nesta terça-feira, 27, como um grande furacão de categoria 3. Sem nada para impedi-lo de se intensificar, ele deve atingir categoria 4 antes de chegar à Flórida na quarta-feira, 28. Espera-se que Ian desembarque em terra perto do condado de Levy, que fica ao norte de Tampa Bay, e deve trazer chuva, inundações e tempestades perigosas.
A tempestade emergiu no sudeste do Golfo do México no final da manhã. Um Tropical Storm Watch (alerta) foi emitido para todos os condados de Miami-Dade e Broward, bem como para Upper Keys. Um Aviso de Tornado foi emitido para o sul de Broward e o norte de Miami-Dade até as 14h.
O centro de furacões disse que há 100% de chance de danificar ventos e água com força de tempestade tropical ao longo da costa oeste da Flórida.
Às 13h desta terça-feira, o furacão estava a cerca de 280 milhas ao sul-sudoeste de Sarasota, e estava se movendo para o norte a 10 mph com ventos máximos sustentados de 115 mph.
Aulas suspensas
Autoridades do distrito escolar nos condados de Miami-Dade e Broward anunciaram que as aulas serão suspensas enquanto os residentes da Flórida continuam monitorando o furacão Ian. Broward e Miami-Dade estão sob alerta de tempestade tropical.
As escolas públicas de Broward County e Miami-Dade fecharão na quarta-feira, 28. Todas as atividades extracurriculares e de atletismo também foram canceladas pelo menos até quinta-feira.
As escolas e órgãos oficiais do Distrito Escolar do Condado de Monroe fecharam nesta terça-feira. No entanto, ainda não há uma decisão sobre as aulas de quarta-feira.
Heavy rainfall from Hurricane #Ian will spread across Florida during the next couple of days. There is a moderate risk of excessive rainfall across much of the Florida peninsula, and significant flooding impacts are expected. Turn Around, Don't Drown! For more info, see @NWSWPC. pic.twitter.com/HFRKyXkEnj
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 27, 2022