Alguns aeroportos da Flórida estão suspendendo suas operações comerciais antes da chegada do furacão Ian. Nesta terça-feira, 27, o Aeroporto Internacional de Orlando, o Aeroporto Internacional de Sanford Orlando e o Aeroporto Internacional de Tampa anunciaram suspensão de voos e serviços.
O St. Pete-Clearwater International, perto de Tampa, e o Aeroporto Internacional de Sanford Orlando disseram que suspenderiam suas operações às 13h e 17h desta terça-feira, respectivamente. Todos os voos de quarta e quinta-feira foram cancelados.
O Aeroporto Internacional de Tampa disse que fecharia às 17h desta terça-feira e o Aeroporto Internacional de Orlando interromperá os voos às 10h30 de quarta-feira, 28.
As Autoridades de Aviação da Grande Orlando ativaram o Centro de Operações de Emergência do aeroporto. Os voos comerciais pararão às 10h30 de quarta-feira, 28 de setembro. Aqueles com planos de viagem devem entrar em contato com a companhia aérea.
O furacão Ian atingiu o oeste de Cuba durante a noite de segunda-feira, 26, como um furacão de categoria 3. Movendo-se para o norte a 12 mph com ventos sustentados de até 125 mph, Ian deve atingir a costa do Golfo da Flórida como uma potencial tempestade de categoria 4 de quarta-feira até quinta-feira, 29.
O sistema de viagens aéreas dos EUA está se preparando para o golpe, com centenas de voos cancelados preventivamente para quarta e quinta-feira, de acordo com o FlightAware, um aplicativo gratuito que fornece dados de rastreamento de voos. Mas, com base em uma análise de tendência histórica, esses números aumentarão muito mais à medida que as companhias aéreas continuarem a cancelar voos mais próximos dos horários de partida.
As principais companhias aéreas estão emitindo isenções de viagem, permitindo que os passageiros que voam dentro ou fora dos aeroportos afetados remarquem sem pagar a diferença de tarifa. Para os consumidores que desejam alterar os planos de viagem ou recuperar as despesas de viagem, muito dependerá da companhia aérea, do itinerário e, em alguns casos, se uma apólice de seguro de viagem foi adquirida.
A American Airlines emitiu um alerta de viagem impactando quase 16 aeroportos na Flórida e quatro no Caribe. Os passageiros que compraram uma passagem de avião antes de 23 de setembro para um voo que viaja até sábado, 1º de outubro, para, de ou através de qualquer um dos 20 aeroportos listados, podem remarcar voos sem taxa de alteração se remarcarem até 1º de outubro para viagens até 8 de outubro.
Como ponto de comparação, o alerta de viagem da Delta Air Lines abrange 16 aeroportos da Flórida. Os passageiros que reservaram suas passagens antes de 25 de setembro e deveriam viajar até sexta-feira, 30 de setembro, podem remarcar sem uma taxa extra se a passagem original for comprada até 3 de outubro.
A United Airlines, por sua vez, tem seu próprio alerta de viagem para clientes reservados em voos de ou para 11 aeroportos da Flórida. Os viajantes que reservaram suas passagens originais até 23 de setembro para viajar até 30 de setembro devem remarcar até 8 de outubro.
Os alertas de viagem emitidos pela Southwest Airlines e JetBlue Airways cobrem 11 e oito aeroportos da Flórida, respectivamente. Fonte: Fox 35 Orlando e Forbes.