À medida que a costa oeste da Flórida se prepara para impactos maciços e potencialmente mortais do furacão Ian, que deve chegar à terra na noite desta quarta-feira, 28, as regiões sul e central da Flórida já estão sentindo os impactos de fortes chuvas, fortes rajadas de vento e inundações.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de tempestade tropical para os condados de Broward, Miami-Dade e Palm Beach, à medida que o furacão Ian se desenvolve no Golfo do México e se desloca para o leste em direção à Flórida.
As condições de tempestade tropical são esperadas para esta quarta-feira de manhã. Com a trilha mais para leste do furacão, há um risco maior de ventos mais fortes e chuvas de inundação.
Os condados de Palm Beach, Broward e Miami-Dade cancelaram as aulas desta quarta-feira, e Broward e Miami-Dade também cancelaram as aulas de quinta-feira.
Região central
Segundo a previsão, o furacão deve subir em direção a Orlando na noite desta quarta-feira.
Grande parte da Flórida Central agora também está sob vigilância de tornados até as 17h, com bandas externas de Ian já produziram vários tornados prejudiciais e vários avisos de tornados à medida que avançavam pelo estado durante a noite. O Serviço Nacional de Meteorologia disse que inclui os condados de Brevard, Orange, Osceola, Polk e Seminole.
Um alerta de tornado foi emitido no condado de Osceola, perto de Yeehaw Junction, até as 8h30 e para o sul de Brevard, perto de Sebastian, até as 8h45.
Os condados de Orange, Seminole, Osceola, Polk e Lake foram todos colocados sob alertas de furacão na noite de terça-feira, pois o sistema pode trazer inundações potencialmente “catastróficas” e rajadas com força de furacão para a Flórida Central, disseram os meteorologistas.
“Vai ser histórico”, disse Kole Fehling, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia de Melbourne, em Melbourne.
Uma vigilância de inundações continua em todo o centro-leste da Flórida até a noite de quinta-feira, de acordo com uma atualização da manhã de quarta-feira do NWS.
Às 9h, o Centro Nacional de Furacões disse que o centro de Ian estava localizado a cerca de 60 milhas a oeste de Naples e 70 milhas a sudoeste de Punta Gorda e 185 milhas ao sul-sudoeste de Orlando, movendo-se para norte-nordeste a 10 mph.
A maré de tempestade de Englewood a Bonita Beach, incluindo Charlotte Harbor, deve atingir de 12 a 18 pés. Fonte: Orlando Sentinel e Sun Sentinel.
"Even the @WaffleHouse here is closed and boarded up."
— The Weather Channel (@weatherchannel) September 28, 2022
If you live in the South, you know what that means. @CharlesPeekWX has the latest from Punta Gorda, Florida: pic.twitter.com/OvOpyepSnj