Furacão Idalia provoca inundações e mortes na Flórida

Por Arlaine Castro

Em um dos casos, na região de Pasco, um homem de 40 anos morreu após perder o controle de seu carro por conta das chuvas e colidir com uma árvore.

Autoridades da Flórida anunciaram duas mortes por conta da passagem do furacão Idalia, que chegou nesta manhã ao estado. Segundo a Patrulha Rodoviária da Flórida, duas pessoas morreram em acidentes de carro relacionados ao clima.

Em um dos casos, na região de Pasco, um homem de 40 anos morreu após perder o controle de seu carro por conta das chuvas e colidir com uma árvore. A segunda morte ocorreu em Alachua, onde um homem de 59 anos que dirigia um carro também bateu em árvores em “condições extremamente chuvosas”.

Ambos morreram na hora, ainda segundo a patrulha rodoviária.

O furacão Idalia, que chegou na Flórida na categoria 4 e passou para 3 ao tocar solo, enfraqueceu e chegou à categoria 2, informou na manhã desta quarta-feira (30) o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Os ventos seguem com velocidade maior que 200 km/h e potencial destrutivo.

Mais de 230 mil pessoas estão sem energia elétrica no estado por conta do furacão. Os fortes ventos de mais de 200 km/h arrancaram árvores que, por sua vez, derrubaram linhas de energia. A queda de energia acontece, principalmente, ao norte de Tampa.

Na região, ao longo da costa, algumas casas já estão submersas até perto dos telhados, e estruturas desmoronaram.

A tempestade rebaixou para um furacão de categoria 1 ao entrar na Geórgia.