Cinco crianças imigrantes são encontradas sozinhas perto da fronteira EUA-México

Por Arlaine Castro

Cinco meninas com idade entre 2 e 7 anos foram encontradas abandonadas perto da fronteira dos EUA com o México no sul do Texas no último domingo, 9 de maio.

Mais cinco crianças imigrantes com idade entre 11 meses e 7 anos foram encontradas abandonadas perto da fronteira dos EUA com o México no sul do Texas, informou a U.S. Customs and Border Protection. 

Desta vez, foram cinco meninas da Guatemala e de Honduras que estavam em um cobertor sujo no chão  em Normandy, cidade do condado de Maverick, no Texas, no último domingo, 9 de maio. 

Apesar do forte calor, segundo os agentes, as crianças estavam bem de saúde e não precisaram de atendimento médico. Elas foram entregues aos cuidados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Alfândega e Proteção de Fronteiras, diz o comunicado

"É de partir o coração encontrar crianças tão pequenas se defendendo sozinhas no meio do nada", disse o chefe do setor de patrulha do Del Rio, Austin L. Skero, de acordo com a NBC News. “Infelizmente, isso acontece com muita frequência agora. Se não fosse por nossa comunidade e parceiros de aplicação da lei, essas meninas poderiam ter enfrentado temperaturas de mais de 100°F sem ajuda. ”

Em 1º de abril, o menino Wilton Gutierrez Obregon, 10, da Nicarágua, foi encontrado por agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA na região do Vale do Rio Grande, no Texas, vagando sozinho. O caso repercutiu tanto que logo depois a Nicarágua pediu a repatriação do garoto e disse que está trabalhando para que seus cidadãos não precisem fugir e correr o risco de morte pela fronteira México-EUA. 

Por causa da crise na fronteira, o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, liderou uma delegação do Congresso até a instalação Donna, no Texas. Mayorkas disse que "a administração Biden-Harris herdou um sistema desmantelado atormentado pelo caos e crueldade e elogiou o trabalho coletivo da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos e da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências por ter ido "além do dever de responder a este desafio ao mesmo tempo em que protege nossa pátria".

Crianças sob custódia do CBP

No início de maio, as autoridades americanas mantinham mais de 22.500 crianças desacompanhadas que haviam cruzado a fronteira recentemente.As crianças migrantes começam sob custódia do CPB antes de serem transferidas para as autoridades de saúde no Escritório de Reassentamento de Refugiados (ORR). Legalmente, a transferência deve acontecer em 72 horas, mas, em março, cerca de 5.000 crianças crianças haviam excedido a estadia legal.

O número de crianças detidas pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CPB) caiu 88% entre o final de março e o final de abril, de acordo com funcionários do governo. Especificamente em instalações CBP, que foram projetadas para adultos, o número de crianças caiu de um recorde de 5.767 em 28 de março para 677 no final de abril, de acordo com Mayorkas.

O maior número anterior de crianças sob custódia do CEC foi de 2.600, registrado em junho de 2019.

O que o governo Biden tem feito

Desde janeiro, o CBP tem visto um número recorde de imigrantes que buscam asilo nos EUA pela fronteira com o México e também imigrantes que tentam a travessia ilegal fora dos portos de entrada.

Em fevereiro, Biden estabeleceu uma força-tarefa para reunir crianças separadas das famílias durante o uso de Trump da política de tolerância zero. A ordem executiva assinada por Biden afirma que as crianças que entrarem nos EUA não serão separadas de suas famílias, exceto nos casos exigidos por lei ou se necessário para a segurança da criança.

O número de crianças sob custódia na Instalação de Processamento de Donna, no Texas, caiu de 5.767 em março para menos de 700 no final de abril. Além disso, as crianças agora estão sob custódia por 24 horas, em vez da média anterior de 139h.

Para lidar com a crise imigratória na fronteira sul, o presidente Joe Biden nomeou a vice-presidente Kamala Harris, que fechou acordo financeiro com presidentes de países da América Central e México para diminuir a vinda de imigrantes sem documentos e requerentes de asilo que chegam às instalações da fronteira. 

Por exemplo, a ajuda humanitária inclui US $ 125 milhões para lidar com secas e escassez de alimentos e a pandemia da COVID-19, junto com US $ 104 milhões do Departamento de Estado dos EUA para ajudar com a segurança e proteção de refugiados e requerentes de asilo.

Mayorkas enfatizou os esforços da administração Biden-Harris para reprimir os grupos de contrabandistas.  Ele também disse que o atual governo está tomando medidas para reduzir o tempo de processamento de crianças sem documentos e garantir que elas sejam colocadas adequadamente aos cuidados de seus pais e padrinhos.

"Devemos restaurar a confiança em nosso sistema de imigração, reabrir e reformar nosso processo de asilo e proteger a fronteira sudoeste, abordando as causas profundas da migração, ao mesmo tempo em que aderimos às medidas aprimoradas de saúde e segurança que implementamos em resposta à COVID- 19 pandemia ", disse Mayorkas.

No entanto, esses termos melhorados se aplicam apenas a crianças imigrantes desacompanhadas, visto que a política de expulsão introduzida pela Administração Trump sob o Título 42 da Lei de Segurança de Saúde Pública permanece em vigor. Segundo esta política, adultos e famílias são deportados se forem pegos cruzando as fronteiras ilegalmente.

Para relatar atividades suspeitas na fronteira, ligue para o número gratuito do Setor Del Rio em 1-866-511-8727.