"Sem previsão", diz embaixador dos EUA sobre emissão de vistos no BR

Por Arlaine Castro

O embaixador Todd Chapman disse que depende da melhora da situação.

Quem está na expectativa pela abertura dos consulados dos Estados Unidos no Brasil para a emissão de novos vistos, ou renovação, terá que esperar. Segundo o embaixador norte-americano no país, Todd Chapman, não há previsão para que isso aconteça. A declaração foi dada durante entrevista ao CBN Hub e divulgada pelo portal NSC.

"Valorizamos muito o turismo brasileiro. É uma tradição de décadas os pais levarem seus filhos para a Disney, Orlando. Muitos vão para Nova Iorque, Califórnia. Queremos que continue no ano que vem. Por enquanto, não sabemos quando poderemos abrir de novo os consulados para novos vistos", disse o embaixador.

Em 2019, ano que antecedeu a pandemia, mais de dois milhões de brasileiros vieram para os Estados Unidos, por lazer, trabalho ou estudo.

"Estudantes universitário já estão conseguindo ir. E pouco a pouco, estamos vendo quais categorias de visto podemos emitir. Vai continuar sendo um processo um pouco demorado pela situação da saúde que continua aqui no Brasil", finalizou o embaixador, lembrando que o descontrole da pandemia por aqui é o motivo que impede a emissão dos vistos. Leia sobre a permissão para estudantes aqui. 

Leia mais sobre a emissão de vistos em 

EUA SUSPENDEM RESTRIÇÕES DE VIAGENS DE ESTUDANTES BRASILEIROS

CONSULADOS DOS EUA NO BRASIL SE PREPARAM PARA VOLTAR A ATENDER EM MAIO

ATRASOS NA IMIGRAÇÃO AFETAM O STATUS LEGAL DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS

Aposentadoria

O embaixador anunciou inesperadamente sua aposentadoria do Departamento de Estado no início de junho. Em um postagem nas redes sociais, divulgou declaração em que relata ter escrito ao presidente Joe Biden para comunicar sua decisão, vista como surpreendente em Brasília.

“Com emoções mistas, escrevi ontem ao presidente Biden para informá-lo da minha decisão de me aposentar do serviço público depois de 30 anos de carreira no Departamento de Estado”, afirmou Chapman, em sua declaração.

Ele acrescentou que passará os próximos 30 dias no Brasil, ainda como embaixador dos Estados Unidos, antes de partir. Com informações do Portal NSC e CBN.