Inflação e escassez de trabalhadores impulsionam legislação bipartidária de imigração

Por Arlaine Castro

emissao de vistos eua flickr site

Os deputados e senadores federais estão usando as chances que restam para passarem uma legislação bipartidária de imigração que ajude a combater a escassez de mão de obra e, consequentemente, impulsione a economia dos EUA.

Um dos projetos de lei é revisar os problemas de visto de trabalhador imigrante – incluindo vistos agrícolas sazonais H-2A e vistos H-2B para trabalho não agrícola, como hospitalidade e processamento de alimentos.

O projeto de lei apelidado de Farm Workforce Modernization Act foi aprovado pela Câmara em março de 2021 com 30 votos republicanos. Isso a torna uma das propostas de imigração mais bipartidárias que circulam atualmente no Congresso.

No entanto, a medida, que permitiria que alguns trabalhadores rurais solicitassem green cards e revisassem o programa de vistos H-2A, está paralisada há mais de um ano, enquanto o senador democrata do Colorado Michael Bennet e o senador republicano de Idaho Michael D. Crapo negociam uma versão do Senado.

Esta é a primeira vez em duas décadas em que um projeto de lei para legalizar os trabalhadores agrícolas imigrantes foi aprovado em uma câmara e tem o apoio da liderança na outra câmara, bem como do presidente.

Políticas divididas sobre a segurança das fronteiras ameaçam dificultar os esforços para alcançar acordos bipartidários de imigração, mesmo entre os republicanos que disseram ver a necessidade nesta sessão de uma legislação que vise programas de vistos de trabalhadores.

David Bier, diretor associado de estudos de imigração do Cato Institute, concordou que há mais chances no espaço agrícola para que a legislação de imigração seja aprovada do que em outras áreas. Mas ele permanece pessimista de que o Senado, mais dividido, aprove a proposta.

Dados publicados pelo Bureau of Labor Statistics do Departamento do Trabalho mostram que o mercado de trabalho dos EUA é o mais apertado em mais de uma década, com 0,5 desempregados para cada vaga aberta em março.

Essa escassez é particularmente aguda na indústria agrícola, que luta para atrair trabalhadores americanos dispostos a fazer o trabalho sazonal e fisicamente exigente.

Enquanto isso, as indústrias de lazer e hospitalidade, usuários frequentes do visto H-2B de trabalhador convidado para trabalho sazonal não agrícola, tiveram uma taxa de abandono de mais de 5% em março, segundo dados do Departamento do Trabalho.

A agricultura “é a indústria em que menos americanos querem trabalhar, e os salários que seriam necessários para atrair americanos para esse trabalho seriam astronômicos”, disse Harry Holzer, professor da Universidade de Georgetown que anteriormente atuou como ex-economista-chefe do Departamento do Trabalho.

A legislação dos trabalhadores agrícolas migrantes procura resolver a escassez de mão de obra na indústria agrícola, que depende de imigrantes indocumentados e migrantes com vistos sazonais.

O projeto de lei permitiria que os empregadores contratassem alguns trabalhadores com vistos H-2A, atualmente limitados ao trabalho sazonal, para trabalho durante todo o ano, além de simplificar o processo de solicitação de visto para os empregadores. Também regularia o crescimento salarial dos trabalhadores H-2A para combater o aumento dos custos dos alimentos e proteger os trabalhadores migrantes que processam seus empregadores. Portal RollCall.

Leia também

ESTRANGEIROS COM VISTO H-1B ESTÃO ENTRE OS TRABALHADORES MAIS BEM PAGOS NOS EUA

USCIS ANUNCIA MEDIDAS PARA REDUZIR A FILA DOS PROCESSOS DE IMIGRAÇÃO