Guarda Nacional do Texas vai enviar 10 tanques de guerra para a fronteira com o México

Por Arlaine Castro

A produção dos veículos de 14 toneladas foi descontinuada pelo Exército dos EUA em 2007, após serem usados ??em vários conflitos armados, incluindo a Guerra do Vietnã, a Guerra do Iraque e a guerra no Afeganistão.

A Guarda Nacional do Texas está enviando tanques de guerra para a fronteira dos Estados Unidos com o México em um esforço para impedir imigrantes que tentam entrar nos EUA ilegalmente.

Segundo a Guarda Nacional, a produção dos veículos de 14 toneladas foi descontinuada pelo Exército dos EUA em 2007, após serem usados em vários conflitos armados, incluindo a Guerra do Vietnã, a Guerra do Iraque e a guerra no Afeganistão.

Cerca de 50 soldados serão treinados para operar os veículos, que ficarão estacionados em 10 locais na fronteira do Texas com o México. De acordo com o The Texas Tribune, a ordem foi emitida na quinta-feira passada como parte da Operação Estrela Solitária do governador Greg Abbott.

“A Guarda Nacional do Texas está tomando medidas sem precedentes para proteger nossa fronteira e repelir e impedir imigrantes que tentam cruzar a fronteira ilegalmente", disse Abbott.

O anúncio foi feito um mês antes de terminar a Título 42 - medida de saúde instaurada durante a pandemia de COVID-19 e que restringe a entrada de requerentes de asilo no país. O fim da medida, marcada para 20 de dezembro, vai levar a um aumento dos que atualmente aguardam no México.

Na noite de segunda-feira, 21, quinze estados republicanos pediram a um juiz federal que mantivesse em vigor a política. Um juiz emitiu uma decisão na semana passada que bloqueou temporariamente a regra.

Invasão

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, confirmou o envio e anunciou que lidará com o aumento de imigrantes como se fosse uma “invasão”.

“A Guarda Nacional do Texas... está enviando x10 M113 Blindados de Transporte de Pessoal para a fronteira sul do Texas com o México, além de aumentar os voos de aeronaves e os esforços de segurança”, disse um comunicado enviado à AFP pelo Departamento Militar do Texas.

“Essas ações fazem parte de uma estratégia maior para usar todas as ferramentas disponíveis para combater o nível recorde de imigração ilegal", completou.

 

2,3 milhões de imigrantes na fronteira

A migração de pessoas de toda a América Latina para os Estados Unidos via fronteira com o México aumentou nos últimos meses.

Entre outubro de 2021 e o final de setembro de 2022, as autoridades americanas interceptaram 2,3 milhões de imigrantes na fronteira, segundo dados do departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras.

O governador Abbott enviou na semana passada uma carta ao presidente Joe Biden culpando-o por uma política de "fronteiras abertas" que forçou o Texas a "nos defender".

O governador disse que havia “invocado as Cláusulas de Invasão das Constituições dos EUA e do Texas para autorizar totalmente o Texas a tomar medidas sem precedentes para defender o estado contra uma invasão”.

Desde abril, Abbott, que é republicano, também envia ônibus com imigrantes que são liberados nos postos de controle da fronteira para estados governados por democratas. Com informações da AFP.