Governo dos EUA aumenta tendas para processar imigrantes na fronteira com o México

Por Arlaine Castro

A cidade de El Paso está se esforçando para lidar com o fluxo diário de imigrantes que cruzam a fronteira.

Em resposta ao aumento do número de imigrantes que cruzam a fronteira em El Paso, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA está erguendo uma instalação de tenda flexível para aumentar a capacidade de processamento de imigrantes em cerca de 1.000, de acordo com Landon Hutchens, porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

“A instalação será usada pela Patrulha de Fronteira dos EUA Setor de El Paso para fornecer recursos adicionais de processamento de imigrantes, com capacidade para manter aproximadamente 1.000 migrantes enquanto eles são processados de acordo com a lei de imigração dos EUA”, disse Hutchens em um comunicado.

Espera-se que a instalação esteja em operacão em algum momento de janeiro.

Em preparação para a possível suspensão do Título 42, o Departamento de Segurança Interna anunciou que adicionaria 10 instalações flexíveis para aumentar sua capacidade de processamento. A instalação em El Paso é uma dessas instalações.

“Isso faz parte dos esforços de resposta da agência em relação ao aumento de encontros com migrantes na área de El Paso, juntamente com o aumento de pessoal adicional e o fornecimento de financiamento a parceiros locais”, acrescentou Hutchens.

“A adição de instalações temporárias de processamento como esta aumenta a capacidade do CBP de prender não cidadãos com segurança e colocá-los em processo de imigração.”

O Título 42 foi criado pelo Centro de Controle de Doenças nos primeiros dias da pandemia de coronavírus em uma tentativa de saúde pública para conter a propagação do Covid-19, mas os defensores argumentam que ele foi usado para impedir a imigração na fronteira EUA-México.

A ordem controversa foi definida para terminar em 21 de dezembro, mas permanece no limbo depois que a Suprema Corte emitiu uma ordem na quarta-feira, permitindo que a política permaneça em vigor enquanto as contestações legais acontecem - um processo que pode se estender por pelo menos vários meses.

A cidade de El Paso está se esforçando para lidar com o fluxo diário de migrantes que cruzam a fronteira.

Duas escolas vagas na cidade estão sendo preparadas para abrigar migrantes, disse terça-feira o vice-gerente da cidade, Mario D'Agostino.

Abrigos foram montados em hotéis e algumas paróquias da igreja se ofereceram para abrigar migrantes, disse ele. Cerca de 1.000 leitos foram montados no centro de convenções de El Paso, que abrigou mais de 480 migrantes durante a noite na véspera de Natal e cerca de 420 no dia de Natal, confirmou a porta-voz da cidade, Laura Cruz-Acosta, à CNN.

Fonte: CNN. 

Leia  também

MAIS DE 1.500 IMIGRANTES CRUZAM DE UMA SÓ VEZ O RIO GRANDE NA FRONTEIRA EUA-MÉXICO