O governo de Donald Trump está analisando a proposta de um reality show em que imigrantes competiriam entre si para obter a cidadania americana. A ideia, desenvolvida pelo produtor canadense Rob Worsoff, foi apresentada ao Departamento de Segurança Interna (DHS), que ainda não se posicionou oficialmente. O programa, intitulado ‘The American’, teria como cenário um trem que percorreria os Estados Unidos, começando em Ellis Island, local de chegada de imigrantes históricos.
Os participantes enfrentariam provas relacionadas à cultura e história dos EUA, como garimpar ouro em São Francisco, rolar troncos em Wisconsin e montar o chassi de um Ford Modelo T em Detroit. A competição contaria com desafios eliminatórios, reuniões públicas e votação final. A cerimônia de naturalização do vencedor ocorreria no Capitólio, em Washington. Personalidades como Sofia Vergara e Ryan Reynolds foram sugeridas como apresentadores.
Embora a proposta esteja em fase inicial, Worsoff destaca que o programa não implicaria deportação dos perdedores. A ideia, segundo ele, é promover esperança e não criar um “Jogos Vorazes” com imigrantes. O projeto já havia sido apresentado aos governos de Obama e Biden, mas não avançou.
Fonte: G1