A partir de segunda-feira, 26, o estado de Massachusetts passa a emitir as carteiras de motorista e identificações compatíveis com o REAL ID Act – que estabelece padrões de segurança exigidos pelo governo federal criada em 2005 -, permitindo que os residentes troquem o documento antes do prazo final dado pelo governo para renovação até outubro de 2020.
De acordo com Real ID Act, as novas driver’s licenses devem ser emitidas com padrões nacionais de segurança exigidas pelo Departament of Homeland Security (DHS).
A Flórida está entre os estados que já se adequaram às normas e passou a emitir o novo documento desde novembro do ano passado. O novo modelo de carteira no estado traz dispositivos de segurança, como símbolos holográficos e um selo da Flórida, em cor laranja, como imagem de fundo. Na parte de trás, a carteira exibe um mapa da Flórida e o ano 1845, em referência ao ano no qual a Flórida foi reconhecida como 27° estado. Também aparece a foto do motorista em quatro pontos do documento.
Os novos documentos diferenciam também os menores de idade. Eles trazem em destaque uma tarja vermelha como portador menor de 21 anos. A tarja indicará a data exata em que a pessoa se tornará maior idade, facilitando a identificação em bares e ambientes que limitam a entrada de menores.
Após 1º de outubro de 2020, para embarque em voos domésticos, os passageiros terão que apresentar carteiras de habilitação conformidade com o Real ID, caso contrário, deverá apresentar documentos alternativos como passaportes, cartões de passaporte ou documentos de viagem emitidos pelo governo federal, como TSA-PRE ou cartões Global Entry.
De acordo com o site oficial do Real ID Act, 20 estados e alguns territórios dos EUA ainda estão no período de extensão para adequar ao novo documento até 2020, dentre eles Nova Jersey, Pensilvânia,Virgínia, Kentucky, South Carolina, Califórnia e Missouri.