José, José, a Patrulha do sul da Florida (FHP) está atrás de você e todos aqueles que se negam pagar pedágios. Esse residente do sul da Flórida, cujo nome a FHP não revelou devido à leis de privacidade é o número um na lista dos motoristas que passam pelos pedágios eletrônicos pela via do Sun Pass da Turnpike na Flórida sem ter o passe correspondente. De acordo com as autoridades locais, José já passou 589 vezes sem pagar o valor devido. Um prejuízo de U$ 543,95 dólares ao estado.
No entanto não é o único.
Motorista que não pagam o pedágio como José custaram quase U$ 22 milhões a Turnpike no ano passado. Um aumento em relação com os U$ 17 milhões de 2005 e R$11 milhões de 2004, disse Jim Ely, diretor executivo da Turnpike. Esses valores não incluem outros milhões que se perdem em Miami, Tampa e Orlando.
Para combater o aumento de violações, a FHP e a Turnpike começaram nessa quinta-feira uma campanha policial e de educação dirigida a controlar os reincidentes. Apenas na primeira operação, o patrulheiros e outros policias aplicaram 50 multas e 88 advertências nos pedágios com altos índices de violações como Bird Road em Miami-Dade, Cypress Creek Road em Broward e Lantana em Palm Beach.
Vários motoristas recorrem a medidas extremas para as informações das placas não serem captadas pelas câmaras dos pedágios, disse o chefe da FHP, Jim Lee, comandante do sistema da Turnpike, que tem cerca de 460 milhas de extensão.
“Os motoristas têm colocado discos compactos nas placas para bloquear parcialmente os números. Outros utilizam folhas de papel para impedir a leitura de parte das informações”, relata o comandante.
“Acredito que o pior visto até o momento foi um caminhoneiro que pôs cimento sobre a placa”, disse Lee.
“Em uma outra situação, as câmaras mostraram um homem que cobriu a placa da moto que conduzia com as pernas, fazendo um movimento pouco comum. No entanto conseguimos capturá-lo baseando as investigações no capacete do rapaz”, disse Lee.
De acordo com a Turnpike, entre janeiro e junho deste ano, 1.153 pessoas passaram pela via do Sun Pass entre 25 e 45 vezes sem pagar.
Outras 236 fizeram o mesmo entre 50 e 70 vezes. E 84 violaram o pedágio entre 75 e99 vezes.