Itália suspende proibição de entrada de navio com migrantes

A embarcação passou 150 dias no mar com cerca de 150 migrantes a bordo, segundo o jornal italiano "Corriere della Sera"

Por

Migrantes no barco Open Arms no Mediterrâneo.

Um tribunal na Itália suspendeu na quarta-feira, 14, uma medida que proibia a entrada do navio espanhol Open Arms - embarcação de resgate de migrantes no Mediterrâneo - em águas italianas.

A embarcação passou 150 dias no mar com cerca de 150 migrantes a bordo, segundo o jornal italiano "Corriere della Sera". Assim, o barco estava previsto para chegar ainda na quarta ao porto de Lampedusa, ilha da Itália no sul do Mediterrâneo.

Na decisão, o tribunal entendeu que a proibição violava leis internacionais diante da "excepcionalmente grave e urgente situação gerada pela longa espera dos migrantes na embarcação".

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, havia proibido que o navio adentrasse águas nacionais. Após a decisão do tribunal, o político prometeu recorrer e assinar nova proibição. "Cúmplice de traficantes de seres humanos eu nunca serei", disse.

Celebridades como o ator Richard Gere também pressionaram recentemente Salvini a voltar atrás da decisão, o que não ocorreu.

A questão migratória na Itália, inclusive, é uma das bandeiras de Salvini, que tenta dissolver o governo e convocar novas eleições após a quebra da coalizão entre o partido dele - A Liga - e o Movimento 5 Estrelas.

Com informações da AFP.