Brasil confirma facilitar deportação de brasileiros após pressão dos EUA

Por

Bolsonaro e Trump na Casa Branca.

Sob pressão do governo de Donald Trump, o Brasil decidiu facilitar a deportação de brasileiros indocumentados, pedindo às companhias aéreas americanas que transportem deportados mesmo quando estes não estiverem com passaportes válidos, disseram três fontes do governo brasileiro. As informações foram obtidas e divulgadas pela Reuters na segunda-feira, 26.

Em junho, a Polícia Federal enviou às companhias aéreas um memorando permitindo que elas transportem brasileiros sob ordem de deportação com apenas um certificado de nacionalidade emitido por um consulado se não tivessem um passaporte válido - documento antes necessário para viajar para o Brasil, disseram as fontes.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que os certificados de nacionalidade são emitidos por seus consulados nos Estados Unidos quando deportados detidos esgotaram seu processo de apelação e não têm passaporte. Os passaportes brasileiros são emitidos apenas para os nacionais que se candidatam a eles.

Sem detalhar, as autoridades, que pediram anonimato porque não estavam autorizadas a falar publicamente sobre o assunto, disseram à Reuters que o Brasil está sob crescente pressão da administração Trump para facilitar a deportação de seus cidadãos sob risco de sanções.