Chuvas provocam mais de 50 mortes e 101 cidades declaram emergência em MG

Por

A cidade de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

As fortes chuvas que atingem a região sudeste do Brasil, principalmente os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, há mais de uma semana, deixam um rastro de destruição nas cidades. Um decreto do governo do estado de MG colocou 101 municípios em estado de emergência.

As vítimas fatais em MG até a quarta-feira somavam 55. O número de desalojados passava de 38 mil, de acordo com o novo boletim da Defesa Civil. Entre as mortes, 42 foram causadas por soterramentos, três por afogamentos e nove pessoas vieram a óbito após serem arrastadas pelas águas. De acordo com o novo balanço divulgado na quarta, 44.929 pessoas estão desalojadas devido às chuvas. Há 8.259 desabrigados, 65 feridos e uma pessoa desaparecida.

Já no Espírito Santo, as chuvas deixaram nove mortos e mais de 13 mil pessoas estão fora de casa.

O presidente Jair Bolsonaro vai visitar regiões atingidas em Belo Horizonte nesta quinta-feira, 30. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. A expectativa é de que o chefe do Executivo realize um sobrevoo nas áreas afetadas pelas fortes chuvas em outros locais de Minas Gerais acompanhado do ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo.

O governo federal informou que foram disponibilizados R$ 90 milhões, de forma imediata, aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de janeiro. Agência Brasil e G1.