Organização Mundial de Saúde declara coronavírus como pandemia

Por

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira, 11, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. Tem crescido o ritmo de disseminação do vírus e metade dos países atingidos registraram os primeiros casos de Covid-19 nos últimos dez dias.

Nas últimas duas semanas, segundo a OMS, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. São mais de 118 mil casos ao redor do mundo e 4.291 mortes.

"A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

O diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, também ressaltou que a declaração não significa que a OMS vá adotar novas recomendações. Fonte: Reuters.