"Para comprar novas passagens, os valores para duas pessoas chegam a R$12.000"

Por

Pablo Cortes e Meliani Veiga tentam retorno para Curitiba (PR).

O que era pra ser um passeio de três semanas na Flórida, já está se estendendo para o segundo mês. O casal de Curitiba, Pablo Cortes e Meliani Veiga, aguarda na casa de uma amiga em Boca Raton o retorno que deveria ter ocorrido no início desse mês. "Viemos pela Copa Airlines. O voo de volta estava marcado para o dia 2 de abril. Eles dizem que o espaço aéreo do Panamá está fechado, por isso eles não podem voar".

Só em junho

Segundo Cortes, a princípio, os voos seriam liberados até o dia 21 de abril, mas a última informação que recebeu passou a data para até 1° de junho. "Estamos na casa de uma amiga, de favor e não sabemos o que fazer mais. Sem dinheiro e sem informações sobre a volta. E pra comprar outra passagens, as poucas que têm de outras operadoras estão absurdamente caras!", analisa.

Músicos, o casal trabalha com eventos no Brasil e estava com alguns marcados. "Não sei se aconteceriam por causa da pandemia, mas mesmo assim, já estamos tendo prejuízo porque não viemos para ficar mais tempo que o programado. A maior dificuldade é estar fora de casa, sem dinheiro, na casa dos outros, e sem informações", conta.

Como chegaram na primeira semana de março, as medidas restritivas estavam ainda no início. Questionados se não ficaram preocupados, eles disseram que não imaginariam que a situação fosse ficar extrema.

"Acho que ninguém poderia imaginar isso que aconteceu. Já procurei o consulado de Miami, mas não me responderam, nem as ligações nem os e-mails. Liguei nos aeroportos e não consigo retorno. Liguei no Itamaraty no Brasil e me falaram que eu tenho que comprar outra passagem pela Azul ou United, as únicas que parece que estão operando, porém os valores para duas pessoas chegam a custar 12.000 reais, um absurdo!", desabafa.

A paulista Pilar Franco, 67 anos, que veio de Santos (SP) para visitar a filha e o genro em Miami também aguarda retorno. Leia mais no gazetanews.com