Além dos EUA, outros países estão barrando entrada de brasileiros

Saiba quais países estão com restrições temporárias pela Covid-19

Por

O acesso aos EUA por passageiros vindos do BR está restrito.

Não é só nos Estados Unidos que brasileiros ou qualquer pessoa de outra nacionalidade que tentar entrar no país vindo do Brasil terá a entrada barrada temporariamente. Outros países também fecharam durante a pandemia do novo coronavírus.

A partir de terça-feira, 26, estrangeiros que tenham passado pelo Brasil nos 14 dias anteriores não poderão entrar nos EUA.

A decisão dos EUA foi tomada depois que o Brasil ultrapassou a Rússia e se tornou o segundo país do mundo com o maior número de casos: são 374,9 mil até a noite de quarta-feira, 27, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

No entanto, não se trata de uma medida excepcional por parte dos EUA, que já havia imposto a mesma limitação a pessoas vindas de outras partes do mundo. Também não é algo inédito em outros países.

Atualmente, a maioria dos países do mundo fechou suas fronteiras para estrangeiros — em geral ou de determinadas nacionalidades —, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, ou suspendeu os voos internacionais.

Isso inclui o próprio Brasil, onde as fronteiras estão fechadas desde 27 de março e permanecerão assim até pelo menos o fim de junho.

A disparada das infecções no Brasil foi um dos principais motivos que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a afirmar que a América do Sul é o novo epicentro da pandemia.

Países com restrição de entrada para brasileiros

Confira a seguir alguns dos destinos onde os brasileiros não podem entrar neste momento, salvo algumas exceções, como para quem é residente no país em questão — e, mesmo nestes casos, quem ingressa é normalmente obrigado a passar por uma quarentena.

EUA: não permite a entrada de estrangeiros que venham do Brasil, da China, do Irã, do Reino Unido, da União Europeia.

Canadá: a entrada de estrangeiros está proibida.

União Europeia: o fechamento das fronteiras para estrangeiros foi prorrogado até 15 de junho.

Japão: não permite a entrada de estrangeiros que venham de dezenas de países, entre eles o Brasil.

China: não permite a entrada de estrangeiros no país. Com informações da BBC News. Veja a lista completa no gazetanews.com.