Senado aprova criação de bula digital

Por Agência Brasil

Plen..rio do Senado Federal durante sess..o deliberativa extraordin..ria semipresencial. ..Na ordem do dia, o PL 3.846/2021, que cria a bula eletr..nica de medicamentos. Segundo a proposta, os laborat..rios poder..o inserir um QR code nas embalagens dos rem..dios para que consumidores acessem informa....es detalhadas sobre o produto. Tamb..m est.. na pauta, o PL 4.727/2020, que extingue a previs..o de pagamento de multa para o advogado que abandonar processo judicial. ..Mesa: .senador Conf..cio Moura (MDB-RO); .presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG);.secret..rio-geral da Mesa do Senado Federal, Gustavo A. Sab..ia Vieira. ..Em discurso, .. tribuna, senador Izalci Lucas (PSDB-DF)...Foto: Edilson Rodrigues/Ag..ncia Senado

O Senado aprovou hoje (12) um projeto de lei (PL) que regulamenta a bula eletrônica de medicamentos. Com isso, os laboratórios deverão inserir um QR Code nas embalagens dos medicamentos para acesso à versão digital da bula, com informações sobre a sua composição, utilidade, dosagens e as suas contra-indicações. O projeto segue para sanção presidencial.

As bulas digitais deverão ser hospedadas em links autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o laboratório poderá inserir outras informações, além do conteúdo completo e atualizado, idêntico ao da bula impressa. O formato deve facilitar a leitura e a compreensão e deve permitir a conversão do texto em áudio e/ou vídeo mediante o uso de aplicativo adequado.

O projeto não prevê o fim da bula impressa, que vem junto ao medicamento, na embalagem. Caso seja sancionada pelo presidente da República, a lei entrará em vigência imediatamente após sua publicação. “Concordamos com o autor do projeto, segundo o qual uma versão digital da bula pode conter mais detalhes, sendo mais explicativa, além de permitir o emprego de recursos multimídia – que trarão acessibilidade às pessoas com deficiência – e de possibilitar a economia de papel”, argumentou o relator do projeto no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).


*Com informações da Agência Senado